Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O que os pais podem fazer- 3ª parte


O que os pais podem fazer
quando seus filhos têm problemas na escola - 3ª parte
Novamente, o critério são os valores importantes para o aluno. Eles são os padrões pelos quais ele medem a si próprios.
A fim de descobrir a hierarquia dos valores importantes, descubra (talvez em contextos diferentes) em que o aluno "está ligado" ou "desligado". Se ele estiver "ligado", significa que algum critério foi satisfeito ou encontrado. Se ele estiver "desligado", significa que algum critério foi violado ou não satisfeito. Quando você encontrar uma oportunidade assim, procure a resposta para a pergunta: O que faz com que isso (em que está ligado/ou desligado) seja tão importante para você? Depois, ouça o critério.
Quando você achar que tem um critério, verifique-o, perguntando curiosamente: "Então, isso (o critério) é importante para você?" É necessário conseguir uma resposta plena, positiva. Se você obtiver uma resposta fraca ou apenas de desejo, você não chegou aos critérios dele.
Quando você obtiver a resposta completa, positiva, você pode construir uma hierarquia, perguntando: "O que faz com que isso (o critério) seja tão importante para você?" Novamente, busque critérios. O segundo critério deve ter valor mais alto. O primeiro critério realmente serve ao segundo.
Continue esse processo para construir uma hierarquia, até que você tenha uma resposta circular ou um critério do tipo de auto-conceito (como "Eu me sinto bem" ou "Eu gosto de mim". Uma resposta circular seria: "Quando eu faço as coisas certas na escola, eu me sinto bem, e quando eu me sinto bem, eu faço as coisas certas na escola."
Como você está construindo a hierarquia, pergunte continuamente a si próprio: " De que maneira pode a escola ou a tarefa servir esses critérios?" Quando você consegue uma intuição ou idéia, faça perguntas do tipo: "Você já pensou sobre o fato de que (a tarefa) pode ajudá-lo a realizar seus (critérios)?" Os estudantes poderão, às vezes, dizer que não, mas você pode ver as rodas girando e aumentando o entusiasmo, à medida que eles pensam em tais possibilidades.
Continue a construir a hierarquia e fale sobre as ligações (ou faça com que eles falem sobre essas ligações) e seu entusiasmo aumentará ainda mais, até que eles realmente "deslanchem".
Don A. Blackerby, Ph.D. é o fundador de SUCCESS SKILLS em Oklahoma City. Ele foi professor de matemática e diretor de escola, e fundou a SUCCESS SKILLS em 1981, a fim de focalizar o uso da Programação Neurolingüística (PNL) para ajudar os alunos com dificuldades na escola. Em 1996, ele escreveu um livro, Rediscover the Joy of Learning, no qual descreve suas estratégias e processos baseados na PNL, para ajudar os alunos com problemas, inclusive aqueles que sofrem da Desordem da Deficiência de Atenção (ADD). Ele pode ser contatado de várias maneiras. Seu endereço : SUCCESS SKILLS, P.O.Box 42631, Oklahoma City, OK 73123 USA. E-mail: info@nlpok.com. Site: www.nlpok.com
Trad. Hélia Cadore
Publicado na revista Anchor Point  de setembro 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário