
Muitas vezes essas telas mentais estão funcionando inadequadamente ou há um conflito entre elas. Podem estar desajustadas por assim dizer, e esse desajustes causam dificuldades em vários níveis, inclusive na aprendizagem. Podem também estar desligadas, ou sejam, não funcionam.
Às vezes uma lateralidade domina a outra, há uma dominância da percepção visual também. É mais comum que uma pessoa destra tenha dominância no olho direito, na perna direita, etc e a canhota no olho esquerdo, na perna esquerda. A lateralidade cerebral é cruzada, por isso o lado direito do cérebro domina o esquerdo e vice versa. No quiasma ótico há esse cruzamento, parte da informação cruza e parte da informação é direta, que é a visão periférica.

Podemos dizer que temos a primeira atenção e a segunda atenção, a primeira você capta todas as informações e a segunda você capta por tabela. Quando uma pessoa desfoca o olhar pode desconfiar de que a pessoa não esta prestando atenção com sua primeira atenção, desviando sua atenção para alguma outra coisa. Muitos alunos fazem isso na sala de aula, não conseguem manter a atenção na aula, mantem a atenção em outro pensamento ou situação e observa a aula com a segunda atenção, por isso muitas vezes não consegue lembrar-se do que estudou.
Há pessoas que são programadas para desligar a primeira atenção quando alguém começa a falar. Geralmente é um mecanismo de defesa dela. A pessoa olha, parece que está prestando atenção, responde às vezes, mas na realidade está mergulhada em outro assunto. Esse comportamento pode transformar-se num habito inconsciente, e não conseguir mais prestar atenção ou lembrar de informações que ouviu, nem se esforçando consegue, pois gerou um vício no comportamento, não presta atenção com sua primeira atenção e a desliga. O foco de atenção fica com percepção periférica. Percebe tudo a sua volta, mas o foco torna-se difuso, pegando partes de varias informações irrelevantes.
A pessoa diz que presta atenção, que ouve tudo, mas não sabe que está usando apenas sua segunda atenção e esta não tem tanta força suficiente para guardar eficazmente as informações.
Uma pessoa só é capaz aprender e se aprofundar em algo quando mantem atenção com a primeira atenção naquilo que vai aprender.
Para acessarmos nosso arquivo de memórias é necessário que o foco de atenção tenha força eficiente. A segunda atenção não tem a mesma força de manter o arquivo na tela mental, pega-se somente partes da informação e cada informação vai ancorando-se a informações diferentes. Por exemplo, o aluno fazendo prova, se não estudou a matéria com a primeira atenção, vai lembrar apenas partes do que estudou e uma palavra ou imagem, vai lembrar-se de outra coisa, e é o suficiente para acessar outros pensamentos, podendo esquecer totalmente o que estava fazendo.
Magna de Oliveira Melo
Magna de Oliveira Melo
Mais informações, orientações ou atendimentos, acesse:
http://www.terapiaseaprendizagem.com.br/atendimentos-online
Gostei do blog
ResponderExcluirSiga o meu tbm
http://temtudomega.blogspot.com
dicas, tutoriais e downloads
Ganhe dinheiro com a wibi, pesquise e ganhe, ganhe dinheiro com seu blog, acesse e cadastre-se: http://www.wibi.com.br/cadastro/?amigo=88250
Gostei, mas como é possível alinhar/sincronizar as duas partes do cerebro ou mesmo ativar o lado não dominante?
ResponderExcluirgrande merda
ResponderExcluirsim mas como fazer para recuperar essa primeira atenção Ou isso não acontece? Nascemos (ou não) com boa memória? O que fazer, eu presto a maior atenção mas não me lembro? Como uma criança pode descobrir isso?
ResponderExcluir