Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de março de 2021

O que é normal no processo de luto

Um processo de luto exige uma fase de reconstrução de significados da sua história e requer atravessar por algumas etapas.

Ao tomar consciência sobre a perda de uma pessoa querida, será normal o aumento de tristeza e de apatia no início e essa etapa pode durar meses. É comum nesse processo o sentimento de que fica mais difícil ao passar dos dias, mas a tendência normal é pouco a pouco ir melhorando e a pessoa se organizando melhor. Alguns dias a pessoa sente-se melhor e em outros nem tanto, talvez haja até mesmo uma regressão ao início, mas isso faz parte de um luto normal, e a etapa de aceitação acontece no final do processo de elaboração do luto.

Entretanto, quando a pessoa não avança nas etapas normais, ou os sentimentos são muito fortes, constantes, permanece sempre o mesmo e não diminui com o passar dos meses, pode surgir um transtorno afetivo associado e torna-se um luto patológico ou complicado.

O luto patológico, diferente do luto normal que aos poucos a pessoa consegue dar outro significado para realidade que se apresentou e consegue viver com essa nova realidade, no luto patológico a pessoa fica presa em uma realidade que não tem como existir mais. Isso pode estar associado ao sentimento de culpa, de raiva ou de outras formas de patologias associadas ou provocadas pelas atitudes diante da perda da pessoa. Quando percebe-se desta forma é hora de procurar ajuda profissional.



Magna de Oliveira Melo
Psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário