A palavra dislexia vem do grego dys, que significa pobre, e lexia, que quer dizer linguagem.
Linguagem prediz a capacidade do ser humano de comunicar-se por meio de símbolos e

As crianças disléxicas apresentam dificuldades relacionadas à análise fonológica, uma
dificuldade em transformar as letras em sons. Embora haja muito desconhecimento a respeito de suas características, a dislexia é uma das causas mais comuns dos problemas de aprendizagem, (cerca de 20 % no mundo e 15% no Brasil) frequentemente profissionais da educação, assim como pais, fazem confusão quanto à criança ser preguiçosa ou não ter interesse pelos estudos com uma condição real de distúrbio de leitura.
O fato é que uma criança com dislexia faz muito esforço para aprender, o processamento mental que processa a leitura pode estar interrompido ou bloqueado dependendo do grau de intensidade da dislexia. A escrita demanda a identificação dos símbolos gráficos, a forma para compor a palavra e atribuição do significado que representa uma ideia. No processamento dos símbolos existe um fator que interfere para que não haja uma constância. A criança é capaz de escrever a mesma palavra de varias formas, pois não há o processo cognitivo da escolha das palavras escolhidas para compor a palavra.
Muitas vezes por não se sentir competente esta criança não faz perguntas e sente-se
bastante pressionada por pais e professores, que por desconhecerem os verdadeiros
motivos do seu comportamento as pressiona ainda mais.
Por Magna de Oliveira Melo
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