Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Repetência escolar pode ser causada por Dislexia de Leitura

Com o final do ano, a repetência escolar alerta pais e professores, mas este pode ser um resultado de distúrbios de aprendizagem, como a conhecida Dislexia de Leitura

São Paulo, 24 de novembro de 2011 –

A deficiência de aprendizado conhecida como Dislexia de Leitura, ou Síndrome de Irlen, atinge mais de 17% da população brasileira e, muitas vezes, é confundida com falta de disciplina ou preguiça de crianças e jovens em idade escolar. No final do ano, com a chegada do boletim escolar, estes problemas são evidenciados e muitos alunos que não tiveram suas dificuldades previamente identificadas terão sérios prejuízos escolares, podendo repetir o ano, ou até em casos mais graves, abandonar a escola.

Para ajudar educadores e profissionais da saúde a identificar o problema,e a tratá-lo adequadamente, a Fundação Hospital de Olhos, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criou o projeto Bom Começo,que está chegando a São Paulo no início de dezembro.
Presente em 20 estados brasileiros, esse Projeto é uma ação social destinada a erradicar distúrbios de aprendizagem relacionados à visão – em especial, a Síndrome deIrlen – por meio da capacitação de profissionais das áreas de saúde e educação. Durante um curso com duração de 24 horas/aula,esses profissionais são treinados para identificar o distúrbio e lidar com o problema, de modo a melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula.

Pela primeira vez, esse curso será dado em São Paulo, nos dias 01 a 03 de dezembro, no Espaço Metodista (Rua Major Diogo, 285, Bela Vista).

“O  objetivo é mostrar a importância da avaliação da saúde ocular edo processamento cerebral da visão”, explica o oftalmologista Ricardo Guimarães, um dos idealizadores do curso – e do projeto Bom Começo. O projeto já capacitou mais de 1.400 profissionais nopaís, em cerca de 150 municípios, e ajudou milhares de criançascom baixo desempenho escolar. A intenção, segundo Guimarães, é expandir o treinamento, beneficiando um contingente ainda maior de crianças e jovens.
Dividido em aulas teóricas e práticas, o curso é dado em três dias, no horário das 8h às 18h. Destina-se a professores, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, orientadores educacionais, educadores, pedagogos, psicopedagogos, neurologistas e ortoptistas. Durante as aulas, esses profissionais são habilitados a realizar atriagem diagnóstica e a indicar a intervenção terapêutica adequada ao caso.

O que é
ASíndrome de Irlen é uma hipersensibilidade à luz que causa distorções visuais que interferem na maneira comoa pessoa percebe e processa letras, números e símbolos. Sua causa está relacionada a alterações no processamento cerebral, mas os problemas oculares contribuem para os sintomas. Eles aparecem após o tempo médio de 10 a 15 minutos de leitura, causando estresse visual e inquietude diante da tarefa de estudo, o que pode gerar déficit de aprendizado. Em cerca de 45% dos casos, a Síndrome de Irlen apresenta-se em consonância com a Dislexia e o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Serviço
Inscrições abertas até o dia 28/11;
Local do evento: Espaço Metodista - Rua Major Diogo, 285 - Bela Vista - São Paulo – SP
Horário: 8h às 18h
Data: 01,02 e 03 de dezembro
Mais informações:www.dislexiadeleitura.com.br/ ou (31) 3289-2085

Informaçõespara Imprensa:
PimentaComunicação
ReginaPimenta–regina@pimenta.com / 11-2858-9191
MarianaPassos – mariana@pimenta.comFone: 11-2858.9123
TatianeCunha – tatiane@pimenta.comFone: 11- 2858.9150
Tatiane Cunha
Pimenta Comunicação
tatiane@pimenta.com
55 11 2858-9191

Magna Oliveria Melo- Neuroeducadora e Psicopedagoga- SP
mom@psiccoterapeutas.com.br
Tel- 55 11 2309 8243/ 8117 5807

Um comentário:

  1. Muito legal o blog, o post acima e os diversos posts de temas similares a ele! :-) Parabéns!!!!

    Também publiquei em meu blog - "Sopa de Números na Educação Inclusiva"- uma postagem que fala sobre Síndrome de Irlen. Dê uma olhada lá:
    http://www.sopadenumerosecalculos.blogspot.com/2012/02/sindrome-de-irlen-dificuldades-de.html

    Quanto mais for divulgada (e esclarecida) a Síndrome de Irlen - que pouca gente conhece- , mais condições serão criadas para que a comunidade na qual os portadores estão inseridos (constituída por familiares de pacientes, educadores, comunidade médica, etc) proporcione melhores condições de tratamento para os portadores - e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida destes.

    Além disso,acredito que uma maior disseminação da informação, entre os próprios portadores da S.I. (que sabem, como ninguém, relatar suas experiências) fará com que estes troquem ideias e não se sintam "sozinhos" - criando e fortalecendo, assim, uma "corrente" de ajuda mútua que implicará na qualidade de vida melhor para todos os envolvidos.

    Forte abraço! :-)

    ResponderExcluir