A timidez é caracterizada por uma inibição das crenças de capacidades. Todas as vezes que o individuo se acredita incapaz em qualquer modelo de incapacidade, existe uma timidez. Esta incapacidade vai levá-lo a sentir uma insegurança a respeito do próprio desempenho, a respeito da sua própria pessoa e passar a não ter mais confiança e segurança para se entregar na sua performance. Um grande problema do tímido é o medo que de ficar a mercê dele mesmo porque pensa que pode na hora H dar errado, isso por causa da inibição que a pessoa tem nas suas crenças de capacidade e de identidade. Vai que ela não da conta do recado e se deixa na mão. A insegurança vem exatamente por causa disso, e o que vai acontecer?
A pessoa tímida se tornará desconfiada.
Essa desconfiança é um movimento de duas direções, ele desconfia dos outros assim como dele mesmo, de tal maneira que poderá viver com medo, inseguro, temendo pela seu bem estar e sua segurança. Se ele sente-se incapaz, impotente, tenderá a mudar o roteiro da sua vida para garantir-lhe a segurança.
A timidez é bem complexa, existe em vários graus e direções, age de maneiras diferentes em cada pessoa com este comportamento tímido, como na capacidade, na compreensão e também moral. Além disso, tudo isso depende de uma série de fatores biopsicossociais.
Magna o. Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário