Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de setembro de 2009

MEMÓRIA

 ME

RIA












  • Cada individuo tem uma percepção única da realidade, um mapa mental que é formado por todo o aprendizado, experiências, crenças e sensações recebidas pelos sentidos. 

  • A memória é muito importante para a aquisição da aprendizagem, é um processo de retenção de informações.

  • A memória e a aprendizagem são as bases para todos os conhecimentos, habilidades e planejamentos.

  • O aprendizado é registrado e processado pelo cérebro construindo arquivos se dividindo em memória do trabalho, memória imediata e memória de longo prazo.

  • A memória pode sofrer alterações no funcionamento devido a variados fatores como, distúrbios cerebrais, neurais, danos no hipocampo, estresse, falta de sono, entre outros.

  • A pessoa refém melhor a informação quando esta está associada a uma emoção, alem disso é preciso que o conteúdo seja significativo para que seja armazenado na memória de longo prazo.

  • É importante um professor saber como a memória retém informações para transmitir os conteúdos de uma forma mais atraente e interessante.

Um comentário:

  1. O deficit de atenção é o maior problema que a escola enfrenta hoje. A criança tem muita informação e não sabe o que fazer com elas.
    Vivem uma condição de deposito sem função de contexto que de razão funcional e qualitativa para o que lhe foi empurrado por todos os lados (meio).
    O educador vive a condição da duvida pois trabalha sozinho e muitas vezes refém daquilo que não pode dizer com todas as letras.
    Quem perde e a criança que se torna um ioio nas farpas trocas entre família omissa e escola sem posição pois tudo virou, bullym, descriminação, pré-conceito ets etc...

    ResponderExcluir