A palavra dislexia vem do grego dys, que significa pobre, e lexia, que quer dizer linguagem.
Linguagem prediz a capacidade do ser humano de comunicar-se por meio de símbolos e
signos. A dislexia é um distúrbio de aquisição de leitura e escrita, ligada ao processamento da informação escrita, afetando de maneira crucial a capacidade de leitura, escrita e compreensão de uma pessoa, e tem natureza hereditária. É muito importante saber que a dislexia é uma dificuldade “específica” de leitura, não interfere na inteligência, não advêm de problemas visuais ou auditivos ou inadequação de escolaridade. Só podemos considerar dislexia quando há alteração no desenvolvimento da leitura de maneira considerável após descartar todas as hipóteses que possam justificar a dificuldade.
As crianças disléxicas apresentam dificuldades relacionadas à análise fonológica, uma
dificuldade em transformar as letras em sons. Embora haja muito desconhecimento a respeito de suas características, a dislexia é uma das causas mais comuns dos problemas de aprendizagem, (cerca de 20 % no mundo e 15% no Brasil) frequentemente profissionais da educação, assim como pais, fazem confusão quanto à criança ser preguiçosa ou não ter interesse pelos estudos com uma condição real de distúrbio de leitura.
O fato é que uma criança com dislexia faz muito esforço para aprender, o processamento mental que processa a leitura pode estar interrompido ou bloqueado dependendo do grau de intensidade da dislexia. A escrita demanda a identificação dos símbolos gráficos, a forma para compor a palavra e atribuição do significado que representa uma ideia. No processamento dos símbolos existe um fator que interfere para que não haja uma constância. A criança é capaz de escrever a mesma palavra de varias formas, pois não há o processo cognitivo da escolha das palavras escolhidas para compor a palavra.
Muitas vezes por não se sentir competente esta criança não faz perguntas e sente-se
bastante pressionada por pais e professores, que por desconhecerem os verdadeiros
motivos do seu comportamento as pressiona ainda mais.
Por Magna de Oliveira Melo
Mais informações, orientações ou atendimentos, acesse:
http://www.terapiaseaprendizagem.com.br/atendimentos-online
Nenhum comentário:
Postar um comentário