Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

As birras....O bebê cresceu!


Por Magna de Oliveira Melo

Frequentemente ouço  de alguns pais queixas sobre o comportamento de seus filhos ainda muito pequenos, geralmente dizendo que não sabem como agir frente as mudanças de comportamento que seus filhos começam apresentar quando deixam de serem bebês.
Mais ou menos por volta de dois anos é um momento em que os  pais  começam a notar as mudanças e muitas vezes não saber o que fazer, como falar, chegando até mesmo ocorrer desacordos entre a mãe e o pai, pois  cada um "acha" uma resposta diferente para o comportamento do filho.
O fato é que este é um momento de transição para a criança, ocorrem mudanças importantes cognitivas, momento em que adquiri novas habilidades. Este será momento de mudança para os pais também, os pais devem saber que agora a sua criança  não está mais no piloto automático como antes,  agora ela é capaz de fazer muitas coisas. A criança  de 2 anos é boa em fazer coisas, mas não é tão boa em  não fazer. Quando ela se sente frustrada, pode  bater, xingar,  choramingar ou berrar, de acordo com Helen Bee.

O bebê que recentemente adquiriu a habilidade da linguagem, agora vai utilizar essa nova e fantástica habilidade da maneira que conseguir e que souber. este momento é crucial e faz-se necessário, (e este é mesmo o momento, não deixe para depois apenas porque certas coisas são "bonitinhos") que os pais  adquiriram a capacidade de impor  os limites adequados na criança.
Algumas pessoas dizem que crianças precisam de limites, outras que elas pedem por limites, mas o que na verdade ocorre  é que a crianças está construindo o seu modelo do que é  certo e do que é errado,  por isso é muito importante e preciso ensiná-la, já que este conceito não é algo inato, precisa ser aprendido e apreendido logo cedo, os pais devem ter isso muito claro e insistir até que ela entenda e assimile esse conhecimento novo, apesar de falar muitas vezes é sempre preciso repetir porque ela vai testar se o que está sendo ensinado é sempre igual.

As regras que a sociedade precisa para viver em comunidade foram construídas, portanto é cultural e precisam ser ensinadas ainda com as crianças pequenas

Além das regras, também seus impulsos devem ser controlados por meio de modelos, ou seja, é preciso não somente dizer, mas é preciso  mostrar para a criança como agir, os pais devem ser sempre uma referencia para ela neste importantíssimo período. esqueça aquela frase, "faça o que eu falo e não o que eu faço". uma criança aprende com modelos, exemplo, vivenciando as situações em que vive e observando o comportamento dos que lhes são importantes.