Seu filho esquece-se de fazer a lição de casa ou lembra somente em cima da hora? Muitas vezes faz tudo correndo já que não há mais tempo para terminá-la? Sabia que pode ser apenas desorganização do tempo ao conteúdo escolar.
ffffffffff nº:7
4ºano B
profª. Mariana
Um dia ffffffff(eu) estava na escola B. J.
E um dia a profª. Mariana me deu uma papelada de lição de casa.
Quando cheguei em casa fui ver a lição de casa.
E então,CCCCAAAABBBBBBBBUUUUUUUUUUUUUUUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Minha mochila estourou,e eu disse:
_My god!!Quanta lição!!!!!!!!!!!
Então eu não fiz a lição de casa.
Seu filho costuma dizer que tem muita lição de casa, esquece-se de faze-la ou lembra somente em cima da hora? Muitas vezes faz tudo correndo e já que não há mais tempo para terminá-la? Sabia que pode ser apenas desorganização do tempo ao conteúdo escolar.
Este comportamento é muito comum ao se iniciar o 6º ano do ensino fundamental. As disciplinas e os conteúdos aumentam e também há troca de professores frequentemente. Às vezes acontece de a criança não conseguir se adaptar tão facilmente a nova fase e com isso se perder na organização escolar. Com este tipo de comportamento é possível até iniciar até uma falsa dificuldade de aprendizagem.
No entanto, tudo isso pode ser temporariamente se os pais estiverem dispostos a dar uma forcinha nesta adaptação. Neste período pode acontecer de os pais acharem que a criança já está mais crescida e tem condições de lembrar de tudo sozinha, e tem mesmo, mas muitas vezes não tem uma estratégia para fazer isso.
Não estamos falando da matéria em si que o professor passa na sala de aula, já que isto ele tem que desenvolver o exercício e a vontade de prestar mais atenção, pois o controle dos professores passa a ser menor do que vinha sendo até o 5º ano e as crianças precisam desenvolver certas habilidades que a partir de agora será de extrema importância para o seu sucesso.
Uma questão muito importante é não deixar para depois o que é dever fazer agora, quando fazemos isso estamos colaborando para criar um hábito muito comum que é o da proscratinação, e deixamos a preguiça dominar e se instalar cada vez mais no nosso programa mental. Se houver repetição deste comportamento, o cérebro passa a utilizar esse mesmo circuito nas próximas vezes em que houver “coisas” a fazer, até que isto se torne um vicio e vamos nos tornando dependentes desta química cerebral, mesmo sem a nossa percepção. Então, não deixe a preguiça dominar, devemos combatê-la com firmeza.
Para dar uma forcinha nesta organização e um pontapé na preguiça podemos fazer uso de uma tabela. Os pais podem desenvolvê-la junto com a criança, e esta deve conter horários para estudo, lição de casa, trabalho e provas, quando houver.
Deverá ser estabelecido de comum acordo, sem imposição, os melhores horários e por quanto tempo deverá se dedicar à atividade de acordo com a necessidade do caso.
Abaixo segue um exemplo de tabela, nesta, a criança anota diariamente antes de iniciar a lição de casa, de preferência ao chegar a casa, pois terá mais facilidade para lembrar caso não tenha anotado. Ela deverá colocar qual é a matéria, quando foi passada a lição e para quando é a próxima aula, Segue da mesma forma a respeito dos trabalhos.
A tabela deve ficar em lugar visível, onde possa se vista com freqüência.
A regra é fazer a lição do dia no mesmo dia e ficar de olho nas datas. Toda vez que termina uma lição a criança devera colocar um X , já que esta tarefa estará cumprida. Isso pode motivar a criança a querer cumprir a próxima missão ou seria a próxima lição?
As crianças que utilizarem desta ferramenta não correrão o risco de esquecer-se de fazer nenhuma lição de casa, mesmo que tenha sido passada a uma semana atrás.
Magna de Oliveira Melo
Neuroeducadora e Psicopedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário