Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Timidez


A timidez é caracterizada por uma inibição das crenças de capacidades. Todas as vezes que o individuo se acredita incapaz em qualquer modelo de incapacidade, existe uma timidez. Esta incapacidade vai levá-lo a sentir uma insegurança a respeito do  próprio desempenho, a respeito da sua própria pessoa e passar a não ter mais confiança e segurança para se entregar na sua performance. Um grande problema do tímido é o medo que de ficar a mercê dele mesmo porque pensa que pode na hora H dar errado, isso por causa da inibição que a pessoa tem nas suas crenças de capacidade e de identidade. Vai que ela não da conta do recado e se deixa na mão. A insegurança vem exatamente por causa disso, e  o que vai acontecer?

A pessoa  tímida se tornará desconfiada.

Essa desconfiança é um movimento de duas direções, ele desconfia dos outros assim como  dele mesmo, de tal maneira que  poderá viver com medo, inseguro,  temendo pela seu bem estar e  sua segurança. Se  ele sente-se  incapaz,  impotente, tenderá a mudar o roteiro da sua vida para  garantir-lhe a segurança.

A timidez é bem complexa, existe em vários graus e direções,   age de maneiras diferentes em cada pessoa com este comportamento tímido, como na capacidade,  na compreensão e também moral. Além disso,  tudo isso depende de uma série de fatores biopsicossociais.

Magna o. Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário