Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

DÉFICIT DE ATENÇÃO

Principais sintomas do Déficit de Atenção

Esse tipo de comportamento pode ser de difícil identificação, portanto é importante saber que nem toda criança desatenta tem o Transtorno de Déficit de Atenção.

A criança que tem Déficit de atenção não é menos inteligente que as outras crianças, porém não consegue desenvolver integralmente seu potencial, visto que a fixação da atenção é prejudicada.

A desatenção é um efeito que muitas vezes enganam na hora do diagnóstico porque estas pessoas na verdade não têm um déficit de atenção para tudo. Muitas vezes conseguem prestar muita atenção em algumas coisas, principalmente quando são bonitas, novas, estimulantes, interessantes ou assustadoras. Isto pode ser uma inconsciente busca do cérebro por um estímulo que ative o córtex pré-frontal. Em termos práticos, uma pessoa não consegue fazer qualquer coisa, sem que sua cabeça fique voando entre seus pensamentos, frequentemente distraindo-se com qualquer coisa que lhe chame mais atenção, voltando novamente a se distrair com um outro movimento e assim por diante, cometendo erros freqüentes por não prestar atenção aos detalhes. Este efeito é muito comum nas atividades escolares.

Entre os principais sintomas de desatenção estão a dificuldade em prestar atenção nos detalhes; errar por descuido nas atividades escolares pela dificuldade em manter a atenção; não seguir instruções; não terminar as tarefas; as vezes parece não escutar ou se faz de surdo; dificuldade em organizar tarefas e atividades; distrai-se facilmente com estímulos externos; evitar ou relutar em “realizar” esforço mental; perder coisas necessárias para as tarefas e ser facilmente distraído por qualquer estímulo externo.

Muitas vezes a falta de atenção pode vir acompanhada do sintoma de impulsividade, e pode até ter um aspecto positivo quando este comportamento leva a uma ação. Entretanto no portador de TDAH o problema é que este comportamento se torna patológico, há uma falta de planejamento em função da busca intensa e constante da gratificação imediata e das novidades. A impulsividade é um dos sintomas muito persistentes, impulsivamente interrompe o que está fazendo para iniciar outra atividade e vai acumulando várias tarefas sem finalizá-las.

De acordo com Mattos (2004) as crianças portadoras de TDAH são muito impacientes e muito ansiosas; frequentemente estão expostas a riscos; podem provocar confusão; discussão; viver em conflito consigo mesma ou com outras pessoas. Novamente tudo isso é uma forma inconsciente de estimulação do córtex pré-frontal, que anseia por mais atividade. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa o indivíduo com TDAH não faz as coisas propositalmente, pois não as percebe e pode acabar se viciando no tal efeito.

O vício acontece porque o cérebro tem produz uma substância química sempre que a pessoa apresentar quando tem o comportamento e isto vai produzir uma gravação neurológica cada vez mais forte contribuindo para que a pessoa se vicie nesta produção química.

Segundo Goldstein (2004), existe o TDAH do tipo não específico; a pessoa apresenta algumas características, mas um número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária desta pessoa. Esses sintomas também podem ser explicados por outros transtornos, por isso é preciso uma investigação minuciosa, a fim de descartar outras possibilidades de diagnóstico.

Segundo Benczik (2002) é comum nestas crianças, quando não conseguem fazer as tarefas se fecharem e não se sentirem estimuladas a tentarem fazê-las novamente, temendo um novo fracasso. Estas crianças tendem geralmente a produzir menos do que são capazes. Neste caso os elogios e encorajamento podem ajudar muito para que seu processo de aprendizagem seja mais eficiente.

`Magna de Oliveira Melo

192 comentários:

  1. OLA ACABEI DE DESCOBRI QUE MEU FILHO TEM ESTE PROBLEMA!ELE TEM 5 ANOS E DESDE QUE ENTROU NA VIDA ESCOLAR VEM A PRESENTANDO O DEFICIT DE ANTENÇÃO!
    ELE FEZ O ELETROENCEFALOGRAMA E AGORA ESTOU ESPERANDO O LAUDO PARA LEVAR PARA O NEURO

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, seja bem vinda. Com 5 anos de idade ainda não é possivel fechar um diagnóstico preciso. Só é possível após um tempo maior de maturidade cerebral, no entanto você pode ir treinando a atenção dele desde já para que não passe por problemas sérios mais tarde. o eletro não identifica um déficit de atenção, apenas descarta algum problema nesta ordem.

    ResponderExcluir
  3. Oi, minha filha tem 9 anos e depois de muitas dificuldades com as tarefas escolares e muitos tumultos na convivencia familiar, eu comecei ler sobre o assunto, e sinceramente, fiquei muito assustada com a constatação de que 90% dos sintomas descritos se enquadram com ela. Eu pedi para a pedagôga da escola me ajudar a avaliar o caso, e tambem já marquei uma consulta com um neuro, não sei se estou no caminho certo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Paula, seja bem vinda. Você está sim no caminho certo, afinal na escola é onde os sintomas aparecem mais claramente. É muito importante essa observação na escola, mas os sintomas devem apararecer em várias situações para poder considerar a hípótese do transtorno. De qualquer forma, há sempre um caminho. Procure profissionais que entendam deste assunto.

    ResponderExcluir
  5. OI, ESTIVE LENDO SUA MATERIA E FIQEUI SUPER IMPRESSIONADA, POIS TENHO UMA FILHA DE 9 ANOS QUE ESTA NO 4º ANO E DESDE O ANO PASSADO VEM APRESENTANDO MUITAS DIFICULDADES, NUNCA FOI DE TIRAR NOTAS BAIXAS MAS, NO ANO PASSADO MEU SOGRO FALECEU E PARA COMPLETAR TIVE MAIS UM FILHO, ENTENDO QUE AS MUDANÇAS FORAM EXCESSIVAS PARA A CABECINHA DELA, POREM ACREDITEI QUE TUDO SERIA PASSAGEIRO, MAS A CADA MÊS QUE SE PASSA A SITUAÇÃO SÓ PIORA A CHEGAR AO PONTO DE A CALIGRAFIA ESTAR COMPLETAMENTE ILEGIVEL COMO SE TIVESSE INICIANDO A ALFABETIZAÇÃO, ESTOU EM TOTAL DESESPERO SEM SABER AO CERTO QUE RUMO TOMAR, E AGORA LENDO SUA MATERIAL PUDE PERCEBER QUE QUASE TODOS OS SINTOMAS APRESENTADOS SÃO IDENTICOS AOS APRESENTADOS POR ELA, INFELIMENTE ESTOU MUITO ASSUSTADA COM ISSO TUDO, MAS VOU PROCURAR RAPIDAMENTE UMA AJUDA PROFISSIONAL, POIS TEMO PELO FUTURO DELA, QUE AGORA PERCEBO PRECISA AINDA MAIS DE MINHA AJUDA.
    BJKS E MUITA LUZ
    FABIANA GOMES

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana, eu sinto muito por tudo que está passando com sua filha. Ela está mesmo precisando de ajuda, não tem dúvida. Porém com tudo que passou pode ter gerado alguns sintomas do déficit de atenção, sem ser necessariamente o transtorno, principalmente se apresentou oa sintomas de uma hora para outra.De qualquer forma,sendo ou não o TDAH, precisa de tratamento e não apenas do diagnóstico, pois tudo isso está prejudicando muito a vida dela. Procure um bom profissional na sua cidade que te oriente de maneira adequado sobre que caminho seguir.
    beijo e muita luz pra vocês tb

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi
    Gostaria de saber quais são os sintomas apresentados em uma pessoa na fase adula(40 anos) de TDAH? Seriam os mesmos ditos no texto? Quando criança os sintomas eram semelhantes a estes também, porém não foi tratado.
    O que fazer agora?
    Grata, Anamaria Grassmann

    ResponderExcluir
  8. Ana Maria respondi por email sua pergunta.
    obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu trnho 25 anos e tenho a mesma duvida da Ana Maria, vc poderia me orientar tbm? Estou quase me formando, me encaixo em praticamente todos (senao todos) os sintomas, e isso tornou minha vida bem dificil ate hj, principalmente na faculdade. Nunca fui diagnosticado mas tbm nunca procurei ajuda,nao sabia que tinha isso. Por favor, preciso de orientacao. Gratidao

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Desculpe postei como Anonimo mas sou a mesma pessoa

      Excluir
    5. Desculpe postei como Anonimo mas sou a mesma pessoa

      Excluir
    6. eu queria saber sobre isso tb. Individuo adulto que não se ajusta a nenhuma rotina 36 anos adicto hj em dia mas tinha esses sintomas quando criança, tenho um neto de 5 anos que tb me preocupa.

      Excluir
  9. Boa tarde! tenho 22 anos, Prefiro me identificar como sr. X, vou me abrir com você. eu realmente não consigo aprender nada, não consigo ler, não consigo me concentrar em nada. falta estimulo, falta vontade eu realmente não sei o que acontece comigo, sou tímido, tenho dificuldade de me relacionar em termo de não ter assunto. já pensei em até tomar remédio para melhorar a memória, mais estou com medo. o nome do Remédio é GAMMA me dê por favor algumas dicas eu realmente não sei o que fazer.
    Obrigado. Caso se interesse pelo meu caso me passe seu email. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite sr X, meu email é:
    mom@psicoterapeutas.com.br, aguardo seu e-mail para te responder.

    Obrigada,
    Magna Melo

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu tenho um filho que acabou de completar 6 anos. Ele tem dificuldades no aprendizado, não memoriza bem as coisas. Ontem me assustei, pois percebi que ele não memorizou o meu nome. Gostaria de saber se com o tratamento com psicologas, fono e neuros, consegue reverter esse deficit?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Elis, sim,seu filho pode melhorar com tratamentos adequados. É preciso investigar as causas destes sintomas e descartar qualquer problema de ordem organica. Caso precise de mais informações, entre em contato pelo email:mom@psicoterapeutas.com.br ou pelos telefones 55-11-2309 8243 / 55-11-8117 5807

    ResponderExcluir
  13. oi gostaria de uma informação sobre criança com deficit de memoria se na escola tem que ser modifacada provas ou como trabalha o professor pra esse tipo de situação se algum tipo de modificação . falei com umas psicopedagogas e umas dizem que sim outra que não se tem alguma coisa que protege o aluno ou da direitos a criança estou com muita dificuldade com meu filho de 12 anos ja passou por duas escolas particulare mais não vejo apoio da escola neste sentido. a escola aferece sala de projeto na matricula mais vc so paga e nada acontece como posso procurar meus direitos se é que tenho me responda por favor pois não sei o que fazer e essa situação se arrasta a 2 anos email ms_rosana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu filhgo tem estes problemas e ele esta com 7 anos o que eu faço estou desesperada

      Excluir
  14. Olá meu nome é Andréia tenho 31 anos, gostaria de saber se há alguma possibilidade de deficit de aprendizagem acontecer depois de adulta, pois quando mais nova me lembro de ser a melhor aluna da sala no entanto hoje não consigo me consentrar em nada e nem aprender nada as vezes esqueço coisa até mesmo do meu dia dia issu é normal. Há não esquecendo que sou diabetica do tipo 1, e faço tratamento contra depressão des dos meus 16 anos.
    Por favor estou desesperada pois já entrei na faculdade e não consegui aprender nada então tive que desistir,favor me responder por imail.andreiacontarini2009@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  15. Meu Q.I e de 141(teste de psicologo e tals) e o mesmo afirmou que e um bom resultado,porém fui diagnosticado com deficit de atenção.O psicologo ( em relação ao Q.I) esta errado,pois n sei se alguem com deficit de atenção pode ter um Q.I razoavel como o meu.
    Muito Obrigado desde ja :)

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, o psicólogo não errou não. É muito comum quem tem déficit de atenção ter o Q.I. acima da média. Você deve tratar o déficit de atenção para que possa desenvolver toda a sua potencialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu tenho 17 anos e sofro disso desde sempre, só passei a me preocupar agr com minha " demencia, ou burrice e lentidão" (descrito pelas outras pessoas)
      agora. O que posso fazer?

      Excluir
  17. gostaria muito de saber sobre defici de atençao.tenho uma filha de 7 anosque e diagnosticada ela tem muitas dificuldades na escola.quero saber se na escola as provas tem que ser modificadas como os professores trabalham com a criança,se tem algum direito da criança que proteja sobre essa dificuldad. favor me responda por email; cleoribeiro21@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, tenho um filho de 7 anos ele se enquadra em todos os quexitos sitados, e faz acompanhamento com T.O. e fono, e a pouco dias passou com neuropediatra e fará exame de encefalograma, na escola passa por muitos problemas, pois não consegue fazer as atividades em aula e a prof. sempre tira ele da sala e coloca ele pra jogar joguinhos tipo quebra cabeças e outros, gostaria de saber se ele tem q ter um atendiamento com mais atenção, ele estuda em escola estadual e já pensei em mudar ele pra um colegio particular, mas não sei ao certo oq fazer, já faz dois anos que faço acompanhamento com ele com profissionais e não tenhu nenhum parecer, realmente não sei mais oque fazer. Poderia me ajudar me dando algum conselho....me responda por emai. andreia_maximo@hotmail.com, Obrigada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu filho também tem essas dificuldades. Ele ta fazendo acompanhamento com neuro que deu um remédio pra ele tomar todo dia. E agora ta passando com a psicopedagógia. E mudei ele de escola estadual para municipal de santo André. Pois eles tem coligação com a faculdade fundação que dão suporte a crianças assim.

      Excluir
  19. Boa Tarde Andréia, respondi por e-mail
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  20. oi tenho um filho de quinze anos que ta dando muito trabalho na escola nao estuda ,nao faz as atividades escolares, os professores reclamao que ele nao presta atençao nas aulas.o ano passado reprovo no nono ano ,e esse ano o pedagogo disse que ele pode se reprovado de novo. ele anda muito agitado perde coisas fazilmente,esta agressivo.por favor vc poderia me ajudar.o que devo fazer,queria poder ajudar meu filho mais como, me de uma resposta obrigado.meu email adrianaelia2009@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tenho quase certeza, em torno de 99%,que tenho déficit de atenção e não consigo estudar para o vestibular direito. Já fiz todos os testes de internet e li vários artigos, faz uns 3 meses que 'descobri', e todos eles é como se tivessem relatando minha vida, desde pequena. Tenho 16 anos e vou prestar vestibular, é muito difícil. Uma semana eu me concentro, demoro para terminar os assuntos mas estudo direitinho, na outra eu não consigo nem ficar sentada, tudo me distrai, faz 1 semana que estou tentando terminar um assunto e não consigo. Passa uns dias, ai tenho a maior vontade de estudar, acho que dessa vez não vou mais me desconcentrar,passo o dia concentrada... ai passa 3 dias quero fazer tudo menos estudar... sento à mesa para estudar e fico desenhando... ou olhando para outro lugar... aí levanto, é horrível.

    Gostaria de saber se tem alguma solução, alguma coisa que posso fazer para manter o pensamento, ou me concentrar. Eu já ouvi falar da Ritalina, mas só com receita, e não tem médico por perto...

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para você usar uma medicação para déficit de atenção é necessário uma avaliação neurológica. É preciso fazer um tratamento para melhorar a atenção. Qualquer dúvida mande por e-mail- mom@psicoterapeutas.com.br

      Obrigada

      Excluir
  22. MEU FILHO TEM 7 ANOS E SEMPRE FOI MUITO AGITADO NESTE ANO FOI DIAGNOSTICADO COM TDAH E TOD ELE NÃO ACEITA REGRAS E NÃO CONSEGUE SE CONCENTRAR EM SALA DE AULA A ESCOLA RECLAMA MUITO E A PROFESSORA ACHA QUE É PROPOSITAL AS AÇÕES DELE PENSEI EM MUDA- LO PARA UMA ESCOLA PARTICULAR MAS, AO EXPLICAR A ELES O CASO ALGUMAS ESCOLAS DISSERAM QUE NÃO TERIAM VAGA PARA ELE POIS SE DISPERSASSE A AULA ELES TERIAM QUE TER UMA AJUDANTE EM SALA, NESTE MÊS ELE FEZ UM EXAME DE PROCESSAMENTO AUDITIVO QUE DEU UM RESULTADO COM MUITAS ALTERAÇÕES, ESTOU MUITO PREOCUPADA NÃO SEI MAS, AONDE RECORRER, ELE ESTÁ SENDO MEDICADO COM TOFRANIL O QUE PARECE NÃO FAZER MUITO EFEITO, ESTOU COM UMA DÚVIDA SE DEVO PROCURAR UMA ESCOLA PARTICULAR PARA COLOCA-LO NO PRÓXIMO ANO E PEDIR PARA A ESCOLA ATUAL REPETI-LO ESSE ANO POIS, EM ESCOLA PARTICULAR SERIA MUITO DIFICIL SEGUIR NA SÉRIE CORRETA SERA QUE MESMO ESTUDANDO NA MESMA SÉRIE NO PROXIMO ANO EM UMA ESCOLA PARTICULAR QUE TEM UM METODO DE ENSINO BEM MAIS FORTE EU ESTARIA PREJUDICANDO-O? MEU EMAIL É bethgoncalves07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Boa noite,fiquei muito assustada com a materia eu nao tinha conhecimento disso.Meu filho da quarta serie sempre os professores reclamarao que nao tem atençao,nao aprende a matéria,não concentra na explicação,enfim eles falam que meu filho é ruim no aprendizado ele estuda em escola particular hoje ele está com 15 anos no primeiro ano medio mas para passar de ano é com muita dificuldade e com recuperaçoes e passa com a nota 60.Por favor me ajuda porque fui perceber que meu filho tem todos esses sintomas da matéria.Me responda por email guinhaborges@gmail.com.Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  24. oiii,meu nome é Riti,tenho um filho chamado paulo que tem 8 anos,desde o ano passa do ele toma medicaçao pra tdah,mas sou insigura ao uso do medicamento,pois meu filho concordo que seja desatento e aerio,chora quando nao consegue fazer umatarefa,mas ou contrario,ele é muito tranquilao,obediente,calmo,bem educado,compreende facil quando é lhe dito nao,aceita bem,as vezes agitado quando se junta com crianças mais eletricas ele se solta,mas quando as crianças sao mais tranquilonas ele tb fica...quando estamos sozinhos sempre esta na minha volta conversando e abraçando. dai to perdida quanto ao diagnostico e receosa ao uso da medicaçao. oke faço?

    ResponderExcluir
  25. Meu filho de 10 anos foi diagnosticado com TDA sem a hiperatividade, no começo deste ano.Sempre achei que havia algo diferente nele e busquei muito saber o que era, finalmente consegui. Está em uso de Ritalina, porém a mesma dura só 4 horas e ele toma ao ir para escola. Antes do ultimo tempo os sintomas de desatenção voltaram todos aí ele esquece de anotar os deveres, faz trabalhos incompletos, perde os bilhetes com avisos da escola, a professora tem que ficar chamando ele o tempo todo pra "aterrisar". Ele já toma 2 comprimidos de 20 mg. Será que está na hora de aumentar a dosagem ou mudar a medicação para uma que dure mais tempo? Ao mesmo tempo fico preocupada por estar medicando porém sem isso ficaria impossivel ele ir bem na escola, ano passado e nos anos anteriores foram muito desgastantes para todos nós e por muito pouco ele não repetiu de ano.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Andréia, além da medicação é necessário um terapia para aprender estratégias e ajustar o foco de atenção. A ritalina por si só não vai tratar o déficit de atenção, somente controlar o comportamento de desatenção enquanto o medicamento está em efeito no organismo. Mande mais detalhes por e-mail.
    aprendizagem.terapias@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  27. è possível saber se uma criança de 3 anos tem deficit de atenção pois meu filho observa tudo é muito inteligente mas só presta atenção no que chama sua atenção as vezes não atende quando chamamos e ainda não fala por mais que façamos exercícios ou brincadeiras para incentivar é como se ele ignorasse os estímulos...é agitado e um pouco bravo também me de uma orientação por favor meu email é jessyca-vivi20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Bom, tenho 30 anos e faço mestrado, durante toda a minha vida escolar tive problemas devido a falta de atenção, o qual gerou erros diversos os quais são imperceptíveis pra mim e gritantes para os demais, não consigo ler o texto mais de uma vezes. Mas ultimamente tem sido bem pior a busca de resultados corretos e sempre ter algo para ler, faz com que eu fique depressiva e minha atenção diminui ainda mais. Minha escrita é a pior parte, pois eu escrevo como se meu pensamento fosse partido e sem nexo, mesmo conversando normalmente. Para ter ideia perdei a conta das vezes q coloquei fogo nas panelas ao tentar cozinhar, ocasiões de atropelamento, e acidentes em geral. É possível eu ter DDA ou tem outra doença/transtorno com sintomas similares. Nos teste da internet sempre dão positivos, realmente não sei o que pensar ou fazer e ainda tenho vergonha e contar para as outras pessoas. A senhora poderia me aconselhar.

    ResponderExcluir
  29. Ola Boa Tarde
    A poucos dias atras descobri que tenho Deficit de atenção, nao consigo ler, preciso estudar e nao consigo. nao sei o que fazer.. Posso ler 1 livro inteiro mas chego o final nao me lembro mais nada do que li e como se eu apenas tivesse folhando o livro. Quando estou lendo minha cabeça viaja para outro mundo.
    preciso de uma ajudar urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, você poderá se beneficiar muito com um tratamento adequado para déficit de atenção. É muito difícil você conseguir resolver isso sem uma intervenção par direcionar seu foco de atenção para onde você quer e assim melhorar essas distrações e dispersões.
      Magna O melo
      e-mail- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  30. Eu escrevi no blog no dia 18/01 e no dia 22/01 fui pré diagnosticada com DAA por uma psicologa e encaminhada para um psiquiatra.
    Bom, ainda estou muito assustada mas se consegui viver até os 30, vou ter forças para terminar o mestrado, fazer doutorado, passar em um concurso e viver plenamente....
    Minha memória é um pouco melhor que a sua pois consigo me lembrar dos trechos preferidos por um bom tempo, mas a minha escrita é péssima eu realmente viajo. A psicologa me avisou que depois da 5ª sessão já são percebidas algumas melhoras. No mas nosso caso não tem cura, mas podemos conviver com ele tranquilamente.Assim eu espero tb!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luca, que bom que você já está buscando ajuda, esse transtorno atrapalha bastante nossa vida, não é mesmo? É muito comum uma pessoa passar a vida inteira sofrendo e mais tarde descobrir que esta dificuldade tinha uma causa. Com um tratamento adequado os sintomas do TDAH melhoram bastante. Boa sorte.
      mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  31. Boa tarde , tenho um filho de 5 anos que é muito desatento na sala de aula , ele esquece os matérias , esquece de dar recados , ele é muito inteligente , faz as tarefas certinhas porém é desatento . O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  32. Boa Tarde, por favor mande a pergunta por e-mail para que eu possa responder para você também por e-amail.
    obrigada

    ResponderExcluir
  33. boa noite eu sou mãe de dois meninos um com trese e outro com trÊs,o mais velho sempre teve dificuldade em aprender nunca conseguiu tirar boas notas pois destraise nas aulas não consegue estar calado estuda para os testes e na altura de os realizar não se lembra de nada ,teinho queixa dos professoares que não realiza bem as tarefas e em casa é preciso falar muitas vezes para realizar tarefas ,quando esta mais ansioso come muito e esconde as embalagens na gavetas ou debaixo dos moveis.o mais novo anda na terapia da fala porque não artiqula bem as palavras esta semana a terapeuta disse-me que ele sofria de dda pois falase para ele e passado segundos troca tudo por exemplo nas cores e palavras anda na imfantario a educadora tambem se quixa se ele é muito destraido e por veses agrecivo com os colegas coisa que acontecia com o mais velho. precisava de ajuda o que devo fazer,pois estou muito cansada de tanto conversar para não serem assim espero a sua orientação. maria.pintom@iol.pt

    ResponderExcluir
  34. Olá! Li sua matéria e há muito tempo que desconfio que a minha filha com 5 anos tem défice de atenção. Ela anda a ser observada por uma Psicóloga. Sei que só com a terapia não haverá uma grande melhoria. Gostaria então de saber a sua opinião relativamente aos Florais de Bach em alternativa a outros medicamentos com quimicos. Já soube de alguns casos de sucesso? Obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora. A terapia ajuda muito sim. Se tiver um diagnóstico correto. Porém é complexo fazer um diagnóstico de déficit de atenção com 5 anos. De qualquer forma a terapia para o desenvolvimento e controle dessas habilidades é muito bom nessa idade, quando o cérebro está em altíssimo desenvolvimento plastico. Quanto aos florais, indico sim, irá auxiliá-la no processo da terapia. Procure um bom terapeuta dessa linha. Os florais são excelentes.
      bjs, boa sorte

      Excluir
  35. giselabernardete36@hotmail.com5 de março de 2013 às 15:15

    OLA!COMO TODOS OS OUTROS PAIS EU TAMBEM LI A SUA MATERIA E TANTAS OUTRAS E TUDO ISSO APENAS COM OBJECTIVO DE ENCONTRAR RESPOSTA E SOLUÇOES.A MINHA FILHA ESTA COM 6 ANOS,QUANDO COMEÇOU A TENTAR COMER SOZINHA MOSTRAVA DIFICULDADES EM DEFINIR COM QUE MÃO SEGURAR A COLHER PARA COMER,HOJE ELA JÁ ESTÁ NA ESCOLA E TEM DIFICULDADES EM FAZER AS TAREFAS COMO PASSAR POR CIMA DAS LETRAS TRACEJADAS,QUANDO LHE MOSTRO AS CORES DIZ QUE TODAS SÃO VERMELHAS.ELA TEVE MENINGITE NEONATAL DIGA-ME PORFAVOR SE O TRANSTORNO ESTÃ ASSOCIADO A DOENÇA E O QUE DEVO FAZER.OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espondido por e-mail.
      caso não tenha recebido, mande de novo que respondo- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
    2. ola boa noite oque eu faço sou muito esquecida porém estou fazendo curso de enfermagem e tenho muita dificuldade para aprende as coisas rápido ... a 5 anos atrás tive depressão será que é isso.. me responde por e-mail gegemarta@oi.com.br

      Excluir
  36. Oi,meu nome é débora,tenho 23 anos,tenho dificuldades para me comunicar em um publico maior de pessoas,nunca trabalhei e tenho medo de nunca ter um emprego por causa disso,tenho depressão tomo o remedio reconter,passado pelo psiquiatra ele disse q tenho ansiedade que sou impulsiva e identificou o deficit,qria saber qual medico devo procurar para me ajudar é muito dificil ser assim,sou casada e é tão dificil eeu não consigo explicar pra ele oq sinto,tem pessoas q acham tudo frescura,tenho vontade de desistir de tudo,tenho medo de numca ser alguem na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Débora. respondido por e-mail.
      caso não tenha recebido, mande de novo que respondo- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
    2. oi eu não tenho e-mail,vou te passar o do meu marido
      claudiop-santos@hotmail.com

      Excluir
    3. ooiii vc poderia me mandar pelo e-mail do meu marido de novo,pois ele apagou sua caixa de entrada beijos obgd...

      claudiop-santos@hotmail.com

      Excluir
  37. OI, meu nome é cristiane, tenho uma filha de 7anos, ela fez exame de audição e nesse exame constou que ela tem defit de atenção com processamento auditivo muito lento. EStou passando ela pela fonoaudiologa, psicologa e neurologista e na escola as profassoras ajudam muito ela, ela esta indo muito bem na escola e nas medicas,o neurologista dela passou o remedio chamado RITALINA LA e ela esta tomando e esta sendo muito bom para ela, mas eu queria saber se tem outra forma de tratar essa defit de atanção que a minha filha tem a não ser passar ela por todos esses medicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, respondi por e-mail. Confirme se recebeu.
      bjs

      Excluir
    2. caso não tenha recebido, mande de novo que respondo- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  38. Boa tarde, tenho uma filha de 6 anos e esta na primeira série do ensino fundamental, da turma ela é a única que ainda não sabe ler e na escrita tem muita dificuldade em formar palavras as vezes ela acabou de escrever ex:CAMELO, SAPO e se pedir para escrever novamente ela me pergunta como é que se escreve. Ela esta inda na psicologa mas ainda não vi resultado. A professora reclama que ela é inquieta, desatenta e chorona, estou muito preocupada e gostaria de uma orientação.

    ResponderExcluir
  39. ola tenho 22 anos,desde criança tenho dificuldade para aprender principalmente de memorizar,tambem sou muito timido com dificuldade de me relacionar com as pessoas,evito de começar uma converssa com alguem por falta de assunto,tenho muita falta de enterece,isso me prejudicou muito no colegio reprovei de ano augumas veses porque não conseguia aprender,ate tentava prestar atençao mas passava auguns minutos não me lembrava de nada,ate tenho vontade de voutar a estudar,mas esse meu problema me desanima sofro muito oq devo faser.abraço.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia seria bom você procurar ajuda para resolver esses "probleminhas", há muita coisa pela frente, né? você só tem 22 anos. Você pode procurar um neuroeducador clinico, PNL,psicoterapias,uma terapia mais focada.. Se você morar em São PAuo e quiser me procurar, fique a vontade, se não, procure na sua cidade. Hoje existem terapias on line também, ou seja, são muitas opções que você poderá escolher.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  41. olá, sou professora de educação infantil, tenho um aluno de 3 anos que possui praticamente todas as caracteristicas de TDAH, todos os dias, toda hora preciso trancar a porta da sala, pois ele foje até na rua da creche, não para pra tomar café, almoço, brincadeiras, atividades que exija atenção, a fala também está comprometida, não sei mais o que fazer para reter a sua atenção, pois está comprometendo o restante da sala, na verdade atrapalhando. gostaria de saber se deixo ele livre sem correr atrás a todo momento, por favor gostaria de algumas dicas para lidar com ele e sua dificuldade. obrigada, aguardo o retorno, segue meu email.
    adriana.kirsten@hotmail.com

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde! Fui na reunião da minha filha de 6 anos que está no primeiro ano fundamental e a professora conversou comigo e disse que a colocaria no reforço,pois estava com dificuldade .Ela conheçe o alfabeto sabe ler e escrever o alfabeto mas tem muita dificuldade de juntar silabas,e diz que a professora da lição muito dificil..........gostaria da sua ajuda p c.criscarniell@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Bom dia meu nome e Marcia e tenho um filho de 13 anos e ao ler sua materia descobri que vejo isso em meu filho. Levei ao medico e depois de muitos exames ele receitou um fono. E ele fez um ano. Mas acredite nao vi algum resultado. Ja faz 4 anos que estou nessa luta. E ate hoje nao tenho respostas. Por favor gostaria que me ajudasse a ajudar meu filho. Meu email . mfgomes66@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde Márcia, respondido no seu e-mail.
    obrigada

    ResponderExcluir
  45. Acho que minha filla tem algum problema ela naõ tem paciencia em nada

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde!meu nome é Maria e tenho um filho de 11 anos que tem deficit de atenção e faço tratamento com um homeopata, gostaria de saber se só ele basta, pois não vejos resultado e por favor me informe o que posso fazer para ele melhorar já estou ficando louca com a sua falta de atenção, de interese, de responsabilidade.

    ResponderExcluir
  47. Bom dia! meu nome é Aline e tenho uma pessoa adulta(35) na familia com esse problema. Li o seu texto e vi que ela se enquadra ou enquadrou nos sintomas mencionados, o pior deles é a dificuldade de aprendizado, quando criança ela não recebeu tratamento. O que posso fazer para ajudá-la? Quais profissionais devo procurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que cidade você está? Pode procurar um neuroeducador na sua Cidade. Se quiser me mandar por e-mail.
      mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  48. Oi boa tarde!tenho um filho de 7anos q nao aprende nada na escola ele e muito chorao nao tenho condicoes de pagar tratamento para ele,tem algum exercicio que posso fazer com ele para melhorar na escola ele nao consque escrever nem o nome,e so sabe contar ate 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tive esse problema, reprovei o primeiro com tudo vermelho .. depois descobrir que eu tinha problema de visão. e eu sentava no fina da fila. nessa caso um neuro deveria acompanhar.

      Excluir
  49. boa tarde magna melo, Eu sou diogenes. Axo que tenho um pouco de deficit de atençao ou ate muito nao sei te dizer ,so sei que faço um esforço enorme para mater atençao em alguma coisa, me distraio facilmente ,e quando tenho atençao em algo, penso eum outra e akilo que estava com atençao parece que apaga do prazer de fazer e ja penso em fazer outra.. isso é muito ruim pra minha vida pois lido com tudo assim ate com relacionamentos, espero alguma resposta de ajuda , ate mais ........

    ResponderExcluir
  50. Bom dia!!! Meu filho tem três anos e 11 meses, e por fazer aniversário em junho esta numa classe dom crianças que já tem 5 aou já estão completando. Na reunião de pais a prof. e a pscóloga disse que ele tem traços de de défit de atenção, pois se distrai facilmente, prefere brincar a desenvolver alguma atividade, não querendo também ficar muito tempo sentado. questionei se isso não era pelo fato dele ser mais novo que os demais, mas elas confirmaram sua fala. Fico preocupada, pois sou educadora também e não percebi que a psicóloga não fez acompanhamento, baseou-se na fala da professora. Pediu para eu levar em um neuropediatra. gostaria de saber se devo me preocupar com isso agora, pois pelo que sei não é assim que se faz diagnóstico, e percebeo que estão exigindo muito dele com tão pouca idade.
    Meu e-mail é simone.s.cardozo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  51. OI TENHO 24 ANOS E TENHO MUITA DIFICULDADE EM APRENDER AS COISAS, TERMINEI O ENSINO MÉDIO COM MUITA DIFICULDADE,PASSOU UM TEMPO FUI FAZER FACULDADE DE PEDAGOGIA MAS DURANTE UM ANO NÃO CONSEGUIR APRENDER NADA,ACABEI TENDO QUE DESISTIR,HOJE ESTOU ME SENTINDO MUITO MAL,POIS A IDADE ESTA CHEGANDO E AINDA NÃO TENHO NENHUMA PROFISSÃO,POIS TENHO MEDO DE FAZER OUTROS CURSOS E NÃO APRENDER NADA DE NOVO,POR FAVOR ME AJUDEM JÁ ESTOU DESESPERADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se a natureza do curso é compativo com sua personalidade.. lembre que quando o assunto nos interesssa os assunto predem nossa atenção . Pense se seu pensamento foge muito.. se fica muito tempo no mundo de bob. entro otros veja as respostas abaixa. .. se de procure um neuro e um psiquiatra.

      Excluir
  52. OLÁ BOM DIA QUERIDA!TENHO UM FILHO DE 9 ANOS QUE LER BEM, FAZ AS ATIVIDADES ESCOLARES SOZINHO DEPOIS CONFERIMOS, MAS NAS PROVAS ELE Ñ CONSEGUE CONCENTRAR E TEM NOTAS BAIXAS, TEM ATITUDES DE CRIANÇAS DE INFANTIL(MENOS IDADE). GOSTARIA DE ORIENTAÇÕES PARA QUE EU POSSA RESOLVER A SITUAÇÃO.MUITO GRATO!

    ResponderExcluir
  53. Olá tenho 18 anos meu nome é cristian estou pesquisando na net agora sobre isso e estou perçebendo que eu tenho deft de atenção queria algumas dicas para me tratar pq isso me atrapalha muito no entanto ainda estou no 1 ano do ensino médioo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, fale isso a um neuro um psiquiatra. Relate se é ansioso, de destrai, se é bagunceiro , se tem senso de organização , de perde coisa.. esquece coisas... se é impaciente. .. se fica muito tempo interrompendo seus próprios pensamentos... se senta no computador e fala.. ih.. o que eu vim procurar mesmo...

      Excluir
  54. Olá tenho uma filha de 9 anos que foi diagnosticada com déficit de atenção ela fez terapia por um tempo e parou agora vai voltar novamente, pois está com muita dificuldade nos estudos gostaria de saber com posso estudar com ela em casa, como faço para q ela não se distraia tanto. Ela não toma medicamento nenhum. Obrigada.

    ResponderExcluir
  55. Oi tem uma flha de 9 anos e estou sofrendo muito pela falta de aprendizado dela na escola!! Tem muita dificuldade de entender.

    ResponderExcluir
  56. Oi tem uma flha de 9 anos e estou sofrendo muito pela falta de aprendizado dela na escola!! Tem muita dificuldade de entender.

    ResponderExcluir
  57. Oi tenho um filho com 14 anos estamos com muitas dificuldades nas tarefa provas organização dos cadernos escrita junção de palavras e outras serie de coisas. As vezes penso que falta pre requisitos e nos esforçamos mais cobramos aulas de reforço mas nao conseguimos romper a professora de português pediu para procurar um especialista como começar?

    ResponderExcluir
  58. Boa noite! Tenho uma menina de 3 anos e 9 meses, porém a professora me informou que enquanto os colegas terminaram o exercício ela nem começou, toda hora a professora tem que chama-la a atenção para que ela se volte ao que a professora está falando, ela é brava, chora muito por nada, e quando a chamo as vezes não responde. Nas tarefas explico que o exercício é somente para pintar uma letra ela pinta as outras letras aleatoriamente. Por favor, preciso de uma orientação se isso é normal? meu email é rosabornato@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Oi Bom dia!! Meu nome é Erika, tenho 22 anos... acho que posso ter o déficit de atenção, terminei a faculdade de Administração ano passado, porém não tive dificuldades, mas agora que preciso da minha atenção total não consigo tê-la.. estou trabalhando, mas não consigo gravar nada na mente não sei oq esta acontecendo, pois nos meus empregos anteriores sinto que eu era diferente sabe mais atenciosa/esperta.. tenho percebido esta dificuldade este ano. por favor me ajude, moro no interior de Mato Grosso do Sul... tudo "parece" como um "desanimo" não sei o certo, mais sei que algo não esta normal... me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
  60. Olá! meu nome é Flávia, tenho 23 anos... sou estudante de direito, tenho quase certeza que tenho déficit de atenção, sou muito atrapalhada, tenho dificuldade em aprender, as pessoas ficam com muita raiva de mim, pensando que eu faço as coisas erradas de propósito ou por falta de interesse, principalmente no trabalho, como funciona o tratamento de déficit de atenção?

    ResponderExcluir
  61. oi meu nome é danielle e tenho uma filha de tres anos ela nao dorme a noite e apresenta muita agressividade eu estou assustada pois ontem minha mae veio a minha casa de noite e quando ela foi embora miha filha estava no banheiro e ela nao percebeu que ela tinha ido embora ai eu perguntei pra ela e ela agiu como se ela nem tivesse visto minha mae nao sei se é normal mais eu me ssustei pode me responder oque posso fazer para ela dormir melhor e diminuir a agressividade

    ResponderExcluir
  62. oi meu nome é Samara tenho 19 anos e estudo engenharia, tenho muita facilidade de aprender, porém não consigo me concentrar nos estudos, procurei saber sobre tal assunto porque tenho tirado notas baixas nas provas e geralmente isto acontece por besteiras, como trocar o sinal dos números. minha mãe reclama muito porque não consigo terminar um serviço
    sem que eu faça algo no meio. Não suporto esperar, não consigo ficar parada, e não espero as pessoas terminarem uma pergunta ou explicação porque acho que já entendi. Não sei se isso é realmente deficit de atenção. mas fico esperando uma resposta. obg!

    ResponderExcluir
  63. Oi, meu nome é Áurea. Sou pedagoga e tenho uma aluna de 07 anos com muita dificuldade de leitura. Ela não consegue aprender o alfabeto confundindo-os o tempo todo. Dificuldade tbm de perceber a sonorização das sílabas

    ResponderExcluir
  64. meu filho tem déficit de atenção e não tem condições de ir para uma 5 serie e esta na escola da prefeitura tem alguma coisa que posso fazer para que ele repita de ano,sei que o esquema do governo de passagem garantida acabou com essa de a criança repetir o ano mas existe uma brecha para casos com o do meu filho tem algo que eu possa fazer por favor me responda estou aflita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor mande a resposta para simonevitoriaester@gmail.com

      Excluir
  65. Olá o meu nome é Ana, tenho duas filhas uma de 8 anos e outra de 5 anos. A mais velha apresenta sintomas de tdah desde a creche sendo apenas diagnosticada aos 5 anos no pré escolar num primeiro teste e depois aos 6 anos após a conclusão da primeira classe. Desde essa altura que a luta é diária, concluiu a 1ª classe com boas notas, a 2ª com notas razoáveis e de momento está na 3ª mas está com algumas dificuldades tudo derivadas do défice de atenção. As maiores dificuldades têm haver com a leitura, a leitura de textos e a leitura de problemas, sendo aluna exemplar na restante matéria tal como gramática ou execução de contas. De momento está a tomar medicação homeopática e tem surtido algum efeito mas ultimamente já não se vê esse efeito e ela anda muito irritada e ansiosa e cada vez menos concentrada.
    O que eu gostaria de saber era se deveria ou não manter a homeopatia e como devo fazer em relação á leitura pois ela está cada vez mais receosa de ler pelo facto de ficar atrás dos outros e não consegue evoluir por mais que eu tente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor mande resposta para anagarcia78@live.com.pt

      Excluir
  66. ola meu nome é Renato minha filha tem 21 anos, a gente foi um pouco distante pois me separei da mãe dela e fui morar fora do pais, mas, a questão é que ela fez faculdade de Educação Fisica e escondeu da mãe dela que estava mau na Faculdade, enfim, perdeu todo o estudo e conversando com o instrutor dela ele disse que ela tem dificuldades de aprendizagem, fiquei assustado confesso, o que devo fazer: renatocomeron@hotmail.com

    ResponderExcluir
  67. Boa noite. Meu nome é Jéssica e tenho 22 anos, sempre fui uma aluna dedicada, que sempre teve as notas mais altas da turma. A cerca de 4 anos atrás, minha vó faleceu. Desde então não tenho foco para nada e sinto muitas dificuldades na faculdade. Fiquei em depressão, tive alguns surtos, esqueci de muita coisa e muita coisa não consigo aprender. Por mais que eu tente, apenas algumas coisas entram na minha cabeça. No meu trabalho eu já tenho um desenvolvimento diferente, sou muito boa no que eu faço. Eu nunca fui a um psicologo por não ter tempo, meus professores acham que eu tenho Déficit de Atenção.

    ResponderExcluir
  68. Você nao tem autorização para publicar propagandas no blog .

    ResponderExcluir
  69. Olá Boa noite. Tenho um filho de 6 anos, ele se enquadra em todos os sintomas acima, Porém ele apesar de ter falta de atencao e nem sempre terminar as tarefas em sala de aula, por distracao ou agitacao ( é o que sempre recebo reclamações da escola ) , ele se sai bem nas provas e suas notas estão na média. Tbm coloquei ele no kumon para ajudar na concentração , e ele se sai super bem, e faz contas super rapido. Li em uns comentários que a pessoa pode ter um QI alto e ter o deficit de atenção. Será que preciso levar ele em um neuro ? Uma amiga me indicou o remedio gamma será que posso dar ? obrigada

    ResponderExcluir
  70. Ola tenho um filho de 9 anos que sempre teve problemas na escola com atenção, mas ele é muito ativo com atividades físicas e com informatica games etc.. Mas na escola sempre com reclamações de falta de atenção sera que ele tem algum problema ou pode ser sem-vergonhice dele antes de procurar ajuda gostaria de uma opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, impossível dar uma opinião, isso não existe, seria adivinhação caso alguém faça isso. Você deve levar seu filho para uma avaliação profissional, só assim poderá dar uma "opinião".

      Obrigada.

      Excluir
  71. anos esta no meu filho tem ano colegial ele e muito inteligente mais tbem e muito desatento era por besteira. A professora me falou q nao precisar me preocupar poq ele ele conversa muito em sala de aula e ela acha q esse e o unico problema dele. que tipo de profissional deevo proucurar

    ResponderExcluir
  72. oiii
    meu filho tem 3 anos e apresenta uma dificuldade de aprendizagem , ele não fala ainda , não tem interesse nas atividades da escola,se distrai muito fácil, procurei um neuro e fiz um eletro ele disse que ta tudo ótimo e que não tem problema nenhum , mas então por que a fala atrasada e a falta de interesse nas coisas? pode me ajudar

    ResponderExcluir
  73. Ola Magda,
    Me chamo Marcilene, tenho 33 anos.
    Recentemente tive conhecimento da TDAH, ando lendo sobre o assunto, mas infelizmente , devido minha idade não sei como proceder para ter acesso a um diagnóstico preciso se tenho ou não o déficit. Tenho um dificuldade enorme de concentração, manter o foco no que estou fazendo pra mim chega a ser algo que não consigo controlar.Quanto a organização, bem eu nao consigo entender minha dificuldade em me organizar, assim como a motivação pra começar algo e não conseguir manter o foco até o final.
    Caso possa me instruir sobre um primeiro passo te agradeço muito.

    ResponderExcluir
  74. OI!!! tenho um filho de 7 anos e várias coisas nessa matéria se encaixam com ele, a prof reclama q ele não termina nada q ele começa, e vive distraído na sala de aula. em casa tbm fiquei observando e percebi q ele mesmo qdo está assistindo tv ou jogando no pc está sempre mexendo os pés e as mãos será q ele tem TDAH. estou confusa q especialidade de médico devo procurar? Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir
  75. Bom dia!!! Por favor!! Sou brasileira e casada com um europeu.. Tenho uma filha de 5 anos..Ela tem mais dificuldade no idioma,isso pode prejudicar ela na escola..ela nao saber ouvir e aceitar as coisas.. : "ela não fica parada tem muita energia". eu nao sei como ajuda-la.. Leio uma história por dia pra ela mas ela nunca consegue decorar..cantou uma música da forma errada.. Eu estou tão preocupada.. Por favor!! "me ajude a entender"isso melhor.. Obrigada

    ResponderExcluir
  76. Ola muito boa noite tenho uma menina de 8 anos com esse problema este periodo na escola tem sido muito complicado e mesmo comigo a fazer as coisas estou um pouco desesperada podia entrar em contaco comigo para o mail. linda.feliciano.76@gmail.com

    ResponderExcluir
  77. OLÁ,TENHO UM FILHO DE 9 ANOS, DESDE OS 6 TENHO PROBLEMAS NA ESCOLA NA ÉPOCA LEVEI AO NEURO E AO PSICÓLOGO E DESCARTARAM A POSSIBILIDADE DE DÉFICIT , MAS ELE NÃO GOSTA DE ESTUDAR E NÃO SE CONCENTRA NAS ATIVIDADES!

    ResponderExcluir
  78. Boa noite hoje comecei a pesquisar sobre transtorno mental e achei esse site e comecei a ler essa matéria e estou assustada eu acho que tenho deficit de atenção... tenho 30 anos sou profissional de nível superior e trabalho na área mas estou com muita dificuldades no trabalho e quando tem reunião não consigo me concentrar e tenho dificuldade de me expressar e fico me policiando o que vou falar com medo de errar. As vezes começo a falar e de repente perco o foco e não sei mais o que ia falar. Bate um desespero porque eu vejo que as pessoas sabem, entendem e aprendem e eu nada. Me sinto diferente, sensível, menosprezada e as vezes ouço um profissional com formação em psicologia dizendo que eu tenho retardo para outro profissional e eu imagino que eu não sou agradável na equipe. Eu preciso de ajuda! Esse tipo de comportamento não é normal. O que faço?

    ResponderExcluir
  79. quais as leis que ampara o aluno com defit de atenção

    ResponderExcluir
  80. Bom dia meu nome é sirlene tenho uma filha de 12 anos , que sempre teve dificuldade na escola, foi muito dificil ela aprender a ler , entrou na escola com 3 anos e com 7 anos ela não sabia nem fazer a letra A a professora dela me chamou e disse que era para eu proucurar um piscologo fiquei muito assustada, pois até briguei com a professora porem não queria aceitar que minha filha tivesse problema algum, tirei ela daquela escola e coloquei em outra e percebi que o caso foi resolvido, mas de uns tempos para cá minha filha não consegue estudar sozinha ela tem 12 anos e a duas semas ficou mestruada, não sei se isto tem a ver com as dificuldades, ela tem muito medo de reprovar pois ela e uma menina alta e na classe sofre (bully) no caso por ela mesmo estou com medo de uns tempo pra ca esta muito desatenta... há e tabem percebemos que estava com problema nas vistas ja fomos ao medico e esta usando óculos. mas esta com muita dificuldade em entender as materias principalmente ciências e matematica, não consegue estudar com nada perto, tirou todos os enfeites do quarto dela para conseguir estudar mas parece que não esta resolvendo nos dias de prova chega da escola almoça e vai direto para seu quarto e fica lá umas 3 horas e quando vou dar uma questionada na materia eu vejo que aquelas horas não deu em nada ai ficamos nervosa e ela cansada choramos juntas é muito ruim .......por favor o que faço .NOS AJUDE. NÃO SEI MAS O QUE FAZER.
    na minha gravidez eu sempre tomei medicamentos pois tenho epilepsia os remedios foram carbamazepina e o rivotril e tomo até hoje sera que isso causou algum problema em minha filha.ela é muito amorosa mais um pouco nervosa e vergonhosa. ME AJUDEM.

    ResponderExcluir
  81. HA ESQUECI COMO SEMPRE SOU SIRLENE :MAIL franciellysilveira2000@hotmail.com

    espero contao obg.

    ResponderExcluir
  82. Por Favor me ajude tenho uma filha de 7 anos ela nao sabe nem escrever o nome nao aprende nada fez um eletro nao deu nada. Faz aula com a pedagoga e jazz tem pouco equilibrio bmas e bem sapeca e muito sociavel suspeito de tdah o que fazer para aajuda Ela

    ResponderExcluir
  83. Por Favor me ajude tenho uma filha de 7 anos ela nao sabe nem escrever o nome nao aprende nada fez um eletro nao deu nada. Faz aula com a pedagoga e jazz tem pouco equilibrio bmas e bem sapeca e muito sociavel suspeito de tdah o que fazer para aajuda Ela

    ResponderExcluir
  84. Oi, preciso muito da sua ajuda. Não sei oque acontece comigo, estudo muito, entendo as aulas as matérias tudo, mas na hora das provas me saio mal e quando termino e saio da sala todas as respostas vem na minha cabeça. Fico muito triste com isso, não sei oq acontece às pessoas dizem q fico nervoso e realmente fico. Porém não sei oque devo fazer preciso de ajuda. Por favor me ajudem respondendo nesse e-mail Cláudiosoviedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Olá me chamo Isabel e tenho uma filha de 15 anos, e lendo essa matéria vejo que ela se enquadra em todos os quesitos, ela é muito distraída nos estudos, sempre passou com dificuldade e repetiu o ano passado. Tento ajudá-la como posso mas acabo me irritando porque ela sempre se distrai. As vezes pensamos que ela faz de propósito mas ela diz que não é por que ela quer. Agora estou começando a ver esse outro lado, gostaria muito de saber por onde eu começo a ajudá-la, qual a especialidade do profissional
    que procuro? Obrigada.

    ResponderExcluir
  86. Olá meu nome é Mara tenho um filho de 6 anos que está tendo dificuldades na parte da escrita , não faz a tarefa na escola , esta sempre inquieto andando pela sala , brincando enquanto o resto da turma estão fazendo seus deveres ,porém ele sabe o alfabeto conhece as letras , sabe contar os números , conta até em inglês, tem facilidade na parte de matemática , mais escrever pra ele é um castigo , ele inventa dor , coceira tudo pra não fazer , já tentei conversei com ele , tirei computador mais não adianta. Outra coisa , ele chega em pessoas que ele nunca viu antes e conversa, as vezes ele esbarra nas pessoas de propósito vive correndo e pulando só para na hora de dormir , quando assiste um desenho ele fica imitando parece que fica gravado na cabeça dele, e quando começa fazer a tarefa ele começa lembrar de desenhos , se distrai até com desenho da folha do caderno dele , qualquer coisa pra ele é motivo de distração, na mesa não pode ter nada de objetos que ele começa a mexer e já para de fazer a tarefa. Mas em parte ele é muito carinho e não briga com coleguinhas é muito pacífico. Você acha que ele pode ter déficit de atenção ou ser hiperativo? desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  87. Meu filho tem 7 anos,hj msm fui a escola falar c a diretoria ,pois a professora mandou um recado p mim,dizendo q meu filho nao esta terminando as tarefas de sala de aula,pois conversa muito e é miito desatento
    Também foi defender uma coleguinha q um menino maior estava batendo,porem nao deu outra o menino o agrwdiu,e a prfa só veio ver depois q o meu filho já estava apanhado......Reconheço q não foi certo ele se entrometer,pois ele age muito por impulso ,o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  88. Olá! Tenho um filho de 7 anos e percebi que ele tem falta de concentração na hora de fazer tarefas em casa, leva muito tempo para fazer uma tarefa. E muito raro ele gostar de estudar. A professora dele me falou que ele não está acompanhando em sala de aula, fica desatento demais! Levei ele no neuro pediatra, me deixou uivo tranquila e disse não ter nada...levei ele em um outro neuro, fizemos eletro da cabeça e disse não ter nada. Mas a coordenação da escola insiste em que ele tem alguma problema....Não sei o que fazer....

    ResponderExcluir
  89. Boa noite! Tenho filho de 3 anos e 6 meses e percebi certa dificuldade dele em concentrar-se na realização das atividades escolares. Fica querendo brincar sempre, e não se interessa nas atividades. Tem dificuldade de reconhecer algumas cores. Entretanto falou muito cedo e tem excelente memória. Nessa idade pode ser diagnosticado o deficit de atenção? Email: guilhermecarvalho1002@gmail.com.

    ResponderExcluir
  90. Minha filha tem 10 anos e realiza tds as atividades sozinha mas na hira d estudar p provas não consegue estudar sozinha tem muita dificuldade ... Agora ela aprendeu a técnica de decorar. .. decora quase um capítulo td pq eu tome depois mas se demonstra muito insegura e frustada quando não consegue ... mudou d escola esse ano e ao realizar as provas muitas questões nas vezes estavam nos próprios textos d redação d provas mas ela não conseguia identificar .... mas não acho normal ela precisar d estudar sempre comigo p tirar notas razoáveis .... ja em Internet jogos e tv filmes tem excelente memória Aguardo ansiosamente resposta Juliana.baleeiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Tenho lido esses posts e tudo sobre déficit de atençao e me enquadrado no quadro! Quando mais nova sempre mt inteligente, mas nunca fui de ficar lendo, nao tinha paciência! Agora sempre q pego uma tarefa pra fazer nao consigo por fim, mudo pra outra impulsivamente! Voltei a estudar e nao consigo ler livros por exemplo! É possível alguém de 35 anos ter Déficit atençao? O q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou assim. Acabei de ler essa matéria e já vou procurar um neuro pra buscar solução.

      Excluir
  92. Olá minha filha tem 6 anos e 9 meses de primeira achava ela um pouco preguiçosa porem hoje não acho ela muito desconcentrada no jiujitsu o professor explica o golpe e após manda ela fazer ela pergunta pra ele como que faz... E na escola estuda revisão comigo em casa me responde até oralmente e na escola deixa a prova em branco pq diz que não lembra, e diariamente deixa as atividades incompleta . Gostaria de saber qual proficional procurar e se na escola ela deveria ser avaliada de forma diferente pela professora.
    Desde de já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  93. Olá minha filha tem 6 anos e 9 meses de primeira achava ela um pouco preguiçosa porem hoje não acho ela muito desconcentrada no jiujitsu o professor explica o golpe e após manda ela fazer ela pergunta pra ele como que faz... E na escola estuda revisão comigo em casa me responde até oralmente e na escola deixa a prova em branco pq diz que não lembra, e diariamente deixa as atividades incompleta . Gostaria de saber qual proficional procurar e se na escola ela deveria ser avaliada de forma diferente pela professora.
    Desde de já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  94. Olá,
    Meu filho tem 3 anos e 2 meses. É muito irrequieto ( quer estar sempre correndo) e se distrai com muita facilidade. Por vezes falamos com ele e ele está tão distraido que parece nem reagir. Será déficit de atenção? Qual a especialidade médica onde deverei me dirigir com ele paea fazerem esse tipo de rastreio? Obrigada
    geraldine.cno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  95. Olá,
    Meu filho tem 3 anos e 2 meses. É muito irrequieto ( quer estar sempre correndo) e se distrai com muita facilidade. Por vezes falamos com ele e ele está tão distraido que parece nem reagir. Será déficit de atenção? Qual a especialidade médica onde deverei me dirigir com ele paea fazerem esse tipo de rastreio? Obrigada
    geraldine.cno@hotmail.com

    ResponderExcluir
  96. Olá minha filha tem 13 anos de primeira achava ela um pouco preguiçosa porem hoje não acho ela muito desconcentrada,agitada.. E na escola estuda revisão comigo em casa me responde até oralmente e na escola deixa a prova em branco porque diz que não lembra, e diariamente deixa as atividades incompleta,os professores diz que ela acha tudo chato porque não consegui resolver, . Gostaria de saber qual profissional procurar e se na escola ela deveria ser avaliada de forma diferente pela professora.
    patriciapedagoga1980@hotmail.com

    ResponderExcluir
  97. Olá, ao ler seu texto me identifiquei muito em vários aspectos citados em seu texto.
    Que profissional você me aconselharia procurar para realizar acompanhamentos para diagnosticar a patologia? Tenho 26 anos e através do meu esforço consegui vencer algumas limitações, mas hoje me sinto em extrema inércia.
    Desde já agradeço a ajuda.
    Meu email.: kyonario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  98. Meu filho tem 12 anos e tem deficit de atenção e imperativo ele esquece de tudo que ensina ele como se passase uma borracha na mente e não sabe de mais nada da um branco a letra dele é muito difícil de entender e nao entende as pontuações do texto os parágrafos não interpreta o que lê a professora dele vive riscando o caderno dele mandando ele caprichar mais e o caderno incompleto ele não consegue acompanhar o ritmo da sala dele ele tem laudo de deficit de atenção e imperativo e exaqueca, mas acho que ele tbm tem discrita porque o p, g, f ou seja precisam de descer ele escreve ela pra cima o g ele não desse para completar a letra só faz uma bolinha a letra dele é muito difícil de entender. Ele já teve vários problemas de saúde já levou uma pancada na cabeça que teve que reconstituir o nariz ,deu dengue hemorrágica o qual causou derrame cerebral e encefalite viral e todos os órgãos dele incharam, nasceu prematuramente com gravidez complicada o qual quando nasceu teve que ir para utin ficando em coma induzido por insuficiência respiratória.
    Essa escola que ele está estudando é desdo ano passado o pedagogo tem o laudo médico dele.
    o pedagogo foi muito ignorante comigo reprovaram ele ano passado e no início do ano ele falou que vai reprova e continuar reprovando ele quantas vezes for necessárias e mandou eu sair do meu emprego , mas tenho 3 filhos cujo o mais velho de17 anos tbm tem deficit de atenção não sei mais o que fazer ,porque ele já toma 2 ritalina de manhã e um tegretol a noite e ele comecou a fazer agora as sessões de psicoterapia e o psiquiatra já foi marcado para ele sendo que ele já faz tratamento com o neuropediatra a 6 anos por favor me ajude nessa situação estou desesperada chorando dia e noite ele olha pra e fala chorando por que ele é assim e não é como as outras crianças que aprende rápido me ajuda não sei mais o que fazer estou desesperada
    meu email ale_atos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Boa noite, sou juliana, tenho 20 anos, terminei o ensino médio com dificuldade, não consigo prestar atenção, esqueço das coisas rápido isso ta atrapalhando no meu trabalho pois não consigo memorizar, ouço com atenção, mais horas depois esqueço de tudo, tenho anotar tudo q faço, não sei o q fazer, presciso de ajuda para saber o q fazer, poderia me ajudar? Dr. Magna melo, agradeço dez de ja..Juliana.ssubj@gmail.com

    ResponderExcluir
  100. Boa noite, sou juliana, tenho 20 anos, terminei o ensino médio com dificuldade, não consigo prestar atenção, esqueço das coisas rápido isso ta atrapalhando no meu trabalho pois não consigo memorizar, ouço com atenção, mais horas depois esqueço de tudo, tenho anotar tudo q faço, não sei o q fazer, presciso de ajuda para saber o q fazer, poderia me ajudar? Dr. Magna melo, agradeço dez de ja..Juliana.ssubj@gmail.com

    ResponderExcluir
  101. Meu filho tem 5 anos e está com dificuldade de aprender o alfabeto, o que devo fazer. Gostaria de saber até que idade isso é normal.

    ResponderExcluir
  102. Estou com problemas, tenho 28 anos três filhos e não estou conseguindo cuidar como deveria minha casa vive uma bagunça que nem sei por onde começar na minha cabeça faço mil planos mas na realidade começo varias tarefas e não termino nem uma.
    Minha memoria anda péssima principalmente a de curto prazo e pra piorar ultimamente tenho dores de cabeça fortissimas por esforço de tosse, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  103. Olá minha filha tem 12 anos , já fez tratamento com fono e psicóloga por déficit de atenção , tbm já passei ela com neuro- infantil, teve alta do tratamento , por um curto tempo melhorou , mas agora apresenta dificuldade para as tarefas simples do dia a dia e escolar, percebo que ela se esforça para aprender mas não consegue se concentrar por muito tempo , suas notas vem caindo consideravelmente , antes ela fazia outras atividades escolhidas por ela mesmo, como natação ,ballet, judô, teatro, mas de uma tempos pra cá ,perdeu o interesse por todas e decidiu que iria parar pra se aplicar no estudo, mas de nada mudou ,continua com muitas dificuldades , estou preocupada , não queria entrar com medicação , vc me sugeri algum outro meio ou tratamento ?

    ResponderExcluir
  104. Oi, bom dia! Gostaria de parabeniza- los pela matéria. Me esclareceu de maneira simples e objetiva minhas dúvidas. Agora sei porque meu filho tira 10 em algumas matérias e 4 em outras! Ele tem quase todos os sintomas dessa doença. Vou marcar quanto antes uma consulta com o neurologista. Obrigada!!! Valeu mEEEsmo!! Beijos.

    ResponderExcluir
  105. Oi meu nome é tarciana tenho um filho com 9 anos e desde pequeno observo que ele é meio desatento com algumas coisas principalmente na leitura, em julho de 2015 levei em um neuro e ele fez o eletroencefalograma , potencial evocado auditivo e alguns exércitos e foi diagnóstico deficit de atenção achei meio precoce ele entra com a ritalina de 10mg 2xdia e não passar nem outro aconpanhamento, comecei a fazer o tratamento e marquei uma nova consulta com outro neuro. O problema é que so tem para dezembro. O que devo fazer ? devi continuar o tratamento ? Pois ele tem defic de crecimento e a ritalina atrapalho o desenvolvimento. A escrita dele é a mesma de 1 série ele se esforça muito mais mesmo assim tem muitos erros na escrita e a leitura é um pouco lenta para aluno da 4 serie, mesmo colocando ele pra lwr todos os dias. Há ele é excelente em matematica em contas , mais quando é problemas que tem leitura e é mais extenso ele nao consegue absorver tudo e se o caso é interpretação ai tudo piora. Por favir mim ajude e mim de dicas de como ajudalo com exercícios a se concentra.

    ResponderExcluir
  106. oi tenho uma filha que completou 10 anos este ano. vejo que tudo que tudo se enquadra no perfil dela , nao aguento compra lapis, caneta etc. converso, explico mais parece que tudo em vao , fora a sensibilidade dela , antes ela estava com uma fono, nao entendi muito bem pq no inicio estava querendo um psicologo por conta do comportamento.enfim preciso de uma orientaçao pos tenho me sobrecarregado demais para mudar esse quadro e ajudar a minha filha, ate bulling ela ja esta sofrendo. Fico muito trsite e vendo o relato de todos os comentarios mudarei todo minha postura pq vejo que minha filha precisa de ajuda e ja estava achando que ela estava fazendo pra chamar a atenção. me ajuda pois preciso de uma orientação.

    ResponderExcluir
  107. ola tenho um filho de 14 anos e se encaixa em varios quadros do perfil apresentado,mas ultimamente tenho ficado muito preocupada , estudo muito com ele a tabuada e ele vive esquecendo ...nunca repetiu de ano ,mas passa sempre raspando , e um bom filho ,mas sempre quando peço pra ele fazer mais de uma tarefa ele sempre faz uma so ,ou quase uma , com o tempo fui percebendo que não e por maldade ou preguiça e sim porque ele realmente tem dificuldade de guardar tudo o que lhe falam...ele é muito calado e quando fala resume tudo que quer falar,é muito caseiro ,não gosta de atender telefone,gosta de programas de tv sempre repetidos,se esta com um problema não tem a iniciativa de resolver e quando resolve na primeira dificuldade desiste,sempre perde a noção do tempo ,passo varias atividades escolares repetidas pra ele e ele nem percebe e ainda sim demora pra resolver,isso tem me angustiado bastante ,pois como mãe me preocupo com ele e com o futuro dele .Preciso de uma orientação , agradeço desde ja...Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  108. Olá tenho um filho de 6 anos que stá no 1º ano . Ele não tem dificuldade em aprender, entende tudo com facilidade, mas não gosta de escrever as tarefas , só quer brincar. eu converso com ele, coloco de castigo, tiro as coisas que ele gosta, mas não adianta. Ele é super animado, não tem baixa auti estima.
    Ele tem tdah? o que faço. de que profissionais preciso? flavia14queiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  109. Olá, meu enteado tem 5 anos e percebo que ele é muito lento em algumas coisas, principalmente quando vamos conversar com ele e fica flutuando, na escola não presta atenção, não copia os deveres que a professora passa, mas se deixar ele brincar ele fica o dia inteiro brincando, vai pra escola brinca e faz bagunça, mas as outras coisas não tem interesse. Se chegar um amigo ele transforma e vira outra pessoa, não obedece nem liga para nós.. Tem pouco tempo que ele mora com o pai, antes morava com a avó materna, já que a mãe não tinha condição de cuidar, mas ele me ouve mas na mesma hora faz a coisa errada.. queria saber qual o profissional que devo procurar pra tentar resolver esse problema, que pode ser um déficit e não sabemos.

    ResponderExcluir
  110. Olá, tenho 21 anos, e tenho certeza q tenho este problema..... Estou na faculdade e vejo a diferença dos meus amigo pra mim, vejo q estudo e estudo e nada entra na minha cabeça, parece que quanto mais me esforço mas burra fico. É chato... As pessoas me ensinam uma coisa, algum tipo de texto e eu simplesmente esqueço ... Algo prático já se fixa mais ... Agora teria sou burra demais ... Não sei o q faço ;( ... Não é falta de estudo pq eu estudo é burrice msm!

    ResponderExcluir
  111. Por favor, leia novamente o seu texto e o reescreva. Está muito mal escrito, apesar da intenção ser boa.

    ResponderExcluir
  112. Oi. Minha filha tem 7 anos. Na escola ela vem dando muito trabalho, nao consegue se concentrar, tira a atençao dos outros alunos, é agressiva, nao faz liçao, perde o material escolar com frequencia e muitas outras coisas. Li em um site quais seria os sintomas de uma criança com tdah, digamos q 95% é oq acontece com ela. Levei ao neuro, conveersei com ele, ele solicitou uma avaliaçao e receitou concerta de 18 mg antes do diagnostico. Eu nao dei o medicamento, porem fiz a avaliação e nela mostrou q minha filha nao tem nada. Oque eu devo fazer? Ja levei ela em psicologa, nada ajudou. Tudo indica q ela tenha esse defti, mas o resultado diz nao ter.

    ResponderExcluir
  113. Olá boa tarde, meu nome é luciana.. Eu tenho um filho de 10 anos que desde de seu período escolar apresenta dificuldades de atenção na sala de aula. Até então achava comum por ser criança e tudo mais. Mãos esse ano as dificuldades alimentaram e o desenvolvimento escolar estar péssimo, tenho tido muitas reclamações dos professores, e estou muito preocupada, prq todos recursos de casa já fiz com ele, tudo que os professores pedem eu faço, como conversar, observar a convivência com os amigos e família.. Não sei por onde começar, e estou muito preocupada com tudo isso, me ajudem?

    ResponderExcluir
  114. Meu filho apresentou todos esses sintomas, levei na pediatra ela me encaminhou para uma psicóloga infantil muito boa ela me fez os testes me deu o laudo e ele tem mesmo o Pac, DTAH, POREM ele não melhora nem com reza braba. Não sei mais o que fazer estou perdendo as forças é o tempo inteiro não faz nada em sala de aula, notas péssimas e agora deu pra mentir dizendo que não tem tarefas, trabalhos e provas. Isso me cheira safadeza...mas mesmo assim preciso de vcs me ajudem.

    ResponderExcluir
  115. Meu filho apresentou todos esses sintomas, levei na pediatra ela me encaminhou para uma psicóloga infantil muito boa ela me fez os testes me deu o laudo e ele tem mesmo o Pac, DTAH, POREM ele não melhora nem com reza braba. Não sei mais o que fazer estou perdendo as forças é o tempo inteiro não faz nada em sala de aula, notas péssimas e agora deu pra mentir dizendo que não tem tarefas, trabalhos e provas. Isso me cheira safadeza...mas mesmo assim preciso de vcs me ajudem.

    ResponderExcluir
  116. ola, tenho 22 anos e também tenho todos esses sintomas, gostaria muito da sua ajuda eu preciso muito mesmo.
    macielle.aguiar04@hotmail.com

    ResponderExcluir
  117. Olá,
    Tenho um filho que completou 6 anos agora no fim de setembro, está no primeiro ano do ensino fundamental. Ele não faz as atividades de sala de aula, nada, embora saiba inclusive me detalhar o que foi feito em sala de aula e aprendeu a ler no início do ano (abril, para surpresa e encantamento da professora).
    Ele é bem sociável, muito inteligente, mas não consegue se concentrar nem seguir as regras. Preciso de sugestões pois hoje somente com ameaças e palmadas pra ele fazer alguma coisa.
    Preciso de ajuda.

    Obrigada.

    (lu_pprms@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  118. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  119. oi me chamou Luiza tenho 36 anos tenho uma filha com 14 e desde pequena tenho problemas com ela na escola.Os professores dizem que ela e muito infantil que vive no mundo cor de rosa dela.Pra fazer suas atividades escolares tenho que esta em cima e mesmo assim as vezes nao faz e tambem se destrai com tudo ate parece que ela nao esta em sala de aula.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  120. oi me chamou Luiza tenho 36 anos tenho uma filha com 14 e desde pequena tenho problemas com ela na escola.Os professores dizem que ela e muito infantil que vive no mundo cor de rosa dela.Pra fazer suas atividades escolares tenho que esta em cima e mesmo assim as vezes nao faz e tambem se destrai com tudo ate parece que ela nao esta em sala de aula.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  121. oi me chamou Luiza tenho 36 anos tenho uma filha com 14 e desde pequena tenho problemas com ela na escola.Os professores dizem que ela e muito infantil que vive no mundo cor de rosa dela.Pra fazer suas atividades escolares tenho que esta em cima e mesmo assim as vezes nao faz e tambem se destrai com tudo ate parece que ela nao esta em sala de aula.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  122. oi me chamou Luiza tenho 36 anos tenho uma filha com 14 e desde pequena tenho problemas com ela na escola.Os professores dizem que ela e muito infantil que vive no mundo cor de rosa dela.Pra fazer suas atividades escolares tenho que esta em cima e mesmo assim as vezes nao faz e tambem se destrai com tudo ate parece que ela nao esta em sala de aula.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  123. Olá, boa noite entrei sem querer na sua matéria e me surpreendi... A algum tempo venho recebendo reclamações na escola de qur minha filha não presta atenção nq matéria que fica prestando atenção na conversa dos colegas e até esquece onde está ela nunca respondeu sempte me disseram que ela é muito educada mais é tem muito potencial mais não presta atenção...perguntei pra ela ela diz que não sabe o pq mais ela não consegui,e qndo explico alguma coisa pra ela ela não entendi direito aliás ela tem muita dificuldade em entender algumas coisas é perceptível por Qlq pessoa que conversar com ela por muito tempo ela tem 12anos é muito inteligente em qlgumas coisas que interessa a ela mais tem dificuldade em prestar atenção...nunca fui atrás de nada até pq achei que ela era apenas distraída e eu sempre fui assim vc poderia me orientar?!

    ResponderExcluir
  124. Olá, boa noite entrei sem querer na sua matéria e me surpreendi... A algum tempo venho recebendo reclamações na escola de qur minha filha não presta atenção nq matéria que fica prestando atenção na conversa dos colegas e até esquece onde está ela nunca respondeu sempte me disseram que ela é muito educada mais é tem muito potencial mais não presta atenção...perguntei pra ela ela diz que não sabe o pq mais ela não consegui,e qndo explico alguma coisa pra ela ela não entendi direito aliás ela tem muita dificuldade em entender algumas coisas é perceptível por Qlq pessoa que conversar com ela por muito tempo ela tem 12anos é muito inteligente em qlgumas coisas que interessa a ela mais tem dificuldade em prestar atenção...nunca fui atrás de nada até pq achei que ela era apenas distraída e eu sempre fui assim vc poderia me orientar?!

    ResponderExcluir
  125. Oi Magna, meu filho fez 5 anos em 31 de agosto e faz o Jardim de 4 anos. A professora disse que ele fica sentado, nao faz bagunça, sabe, mas demora fazer as atividades, ela temvque ficar chamando a atençao dele, mas ele enrola e faz no tempo dele. Eu estou muito preocupada, o que pode ser? Ovque devo fazer? Orientadoravaldirene@gmail. Com aguardo sua resposta anciosa.

    ResponderExcluir
  126. Oi Magna, meu filho fez 5 anos em 31 de agosto e faz o Jardim de 4 anos. A professora disse que ele fica sentado, nao faz bagunça, sabe, mas demora fazer as atividades, ela temvque ficar chamando a atençao dele, mas ele enrola e faz no tempo dele. Eu estou muito preocupada, o que pode ser? Ovque devo fazer? Orientadoravaldirene@gmail. Com aguardo sua resposta anciosa.

    ResponderExcluir
  127. Boa tarde! Me chamo Roque, sou pai de uma garota de dez anos, tenho tido muitos problemas com ele na questão escola, e lendo um pouco sobre o assunto fiquei muito assustado. Queria uma orientação.

    ResponderExcluir
  128. Boa tarde! Me chamo Roque, sou pai de uma garota de dez anos, tenho tido muitos problemas com ele na questão escola, e lendo um pouco sobre o assunto fiquei muito assustado. Queria uma orientação.

    ResponderExcluir
  129. Boa tarde! Tenho um problema desde criança não consigo me concentra e nem presta atenção nas aulas e muito menos apreende sinto muita dificuldade e preciso de uma orientação, quero estuda para concursos fazer faculdade mais não consigo apreede nada e nem me concentrá para estuda, fico ansiosa aguardando sua resposta!

    ResponderExcluir
  130. Boa Noite! Meu nome é Niquiéli tenho um filho de 6 anos que escreve muito bem, faço ditado com ele e escreve muito bem e sem dificuldades nenhuma, o problema é que não consegue ler o que acabou de escrever. Queria uma orientação.

    ResponderExcluir
  131. Olá me chamo Lígia...minha filha tem 7 anos e ouço das professoras desde que ela entrou na escola que ela é muito inteligente mas se distrai com facilidade e não acompanha o tempo da escrita pois se distrai,embora saiba tudo o que deveria fazer.Em casa também,se distrai com facilidade,até pra comer demora muito e precisa ser estimulada a todo tempo.O que faço?Seria esse o problema?

    ResponderExcluir
  132. Minha filha tem todos os sintomas, e rola muito com ela o estímulo se ela fica feliz com certa atividade faz muito bem se não fica achando um jeito de sair da tarefa. Mas ela já é alfabetizada e realiza cálculos da escola muito bem as profs e a família acham que ela poderia ser ainda melhor se ouvesse uma dedicação maior dela um interesse mas não ela faz as tarefas e quer ficar livre. As vezes diz que não consegui deixa agente irritado aí quando viramos as costas ela faz. Vou usar a tática de elogiar mais ela mesmo que ela não consiga terminar as tarefas será que essa compreensão para com o esforço dela ajudaria no melhoramento dela como estudante
    ? Não temos dúvida nossa filha é maravilhosa super sociável, amiga, falante e ninguém tira ela pra boba pois ela não deixa passar nada julga crítica pra viver no mundo em sociedade ela está no caminho certo mas está questão da escola me preocupa pois os professores querem resultados e cumprimento de tarefas. As provas ela realiza e vai sempre bem.

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  135. Tenho um filho de 9 anos ele so tira notas boas. Mais ele não consegue acompanhar as matérias que a prof passa na Lousã ele fica atrasado e não consegue terminar de copiar. A letra dele e feia mais isso não impede dele ou outra pessoa intender. Com isso ele está ficando muito chateado e fala que não consegue fazer nada. Gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer para ajudá-lo. Se vc puder me responder nesse email gislei@picapaumarcenaria.Com. br

    ResponderExcluir
  136. Tenho um filho de 9 anos ele so tira notas boas. Mais ele não consegue acompanhar as matérias que a prof passa na Lousã ele fica atrasado e não consegue terminar de copiar. A letra dele e feia mais isso não impede dele ou outra pessoa intender. Com isso ele está ficando muito chateado e fala que não consegue fazer nada. Gostaria de saber se tem alguma coisa que posso fazer para ajudá-lo. Se vc puder me responder nesse email gislei@picapaumarcenaria.Com. br

    ResponderExcluir
  137. Olá, tenho 24 Anos e desde criança venho apresentando dificuldades de Aprendizagem, meus pais chegaram a contratar professores particulares, cheguei a fazer aulas extras de reforço, com o incentivo de meus familiares entrei na faculdade, mas continuo com essa dificuldade. Quando leio não consigo interpretar o texto, mesmo com as explicações dos professores, as palavras e o entendimento parecem sumir de minha cabeça. Varias vezes meus pais e meu namorado me pegam chorando, e a causa era dificuldade em entender uma matéria ou tema. Tenho dificuldades de leitura, as vezes leio uma palavra e acabo pronunciando outra, me distraio facilmente com qualquer coisa desde uma ideia ou barulho, até mesmo quando estou com amigos me distraio, não consigo focar em algo. As vezes me culpo por não ter lido livros o suficiente ou por ser burro mesmo. Me ajude estou desesperado.
    Um grande Abraço Rodrigo.

    ResponderExcluir
  138. Boa tarde Magda, sou professora de Educação Infantil,este ano estou com uma aluna com dificuldades de fixar os conteúdos e desatenta tem histórico familiar de dificuldades escolares. Como posso ajuda-la ja que os pais não são alfabetizados que dificulta ainda mais no processo de aprendizagem.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  139. Olá. lendo sua materia pude constatar que minha filha de 09 anos se enquadro em quase todos os ítens que vc mencionou. Ela é super educada, companheira, esforçada e de bem com a vida. Mas tem muita dificuldade de se concentrar. Se cair uma pena já é motivo para tira=-la do foco e não conseguir voltar de onde parou, tem que retomar do começo. E é onde ela sempre fica para traz e tem suas matérias atrasadas, e dificuldade do aprendizado, pois teme em ficar pôr última na sala de aula e faz tudo correndo e pela metade. Não consegue me dizer o que e professoura deu, nem se tem recados ou trabalhos par fazer. Consegue memorizar somente aquilo que lhe convem como : musica, brincadeiras, historias das amigas.... Estou muito preocupada pois estudando com ela percebo que o que eu falei a 02 minutos ela não lembra mais. Qual profissional procurar e o que eu posso fazer para ajuda-la.

    ResponderExcluir
  140. Olá. lendo sua materia pude constatar que minha filha de 09 anos se enquadro em quase todos os ítens que vc mencionou. Ela é super educada, companheira, esforçada e de bem com a vida. Mas tem muita dificuldade de se concentrar. Se cair uma pena já é motivo para tira=-la do foco e não conseguir voltar de onde parou, tem que retomar do começo. E é onde ela sempre fica para traz e tem suas matérias atrasadas, e dificuldade do aprendizado, pois teme em ficar pôr última na sala de aula e faz tudo correndo e pela metade. Não consegue me dizer o que e professoura deu, nem se tem recados ou trabalhos par fazer. Consegue memorizar somente aquilo que lhe convem como : musica, brincadeiras, historias das amigas.... Estou muito preocupada pois estudando com ela percebo que o que eu falei a 02 minutos ela não lembra mais. Qual profissional procurar e o que eu posso fazer para ajuda-la.

    ResponderExcluir
  141. Tenho os sintoma apresentados tenho 17anos de idade o que vc me aconselha fazer?

    ResponderExcluir
  142. Ola tudo bem , também tenho TDA e estou tomando a um mês o gammar , mais o medico passou um comprimido por dia , maus na bula fala para tomar 4 comprimidos 3 vezes ao dia , ou seja muito diferente acho que o medico nao lembrou da bula , nao vi efeito nenhum ainda , quanto vc esta tomando por dia ? Qual foi a dosagem que seu medico te oassou, queria tomar o ritalina para ver se é bom que todo mundo fala né, fico no aguardo obrigado.

    ResponderExcluir
  143. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  144. Oi meu nome e Daiane tenho um filho de 5 anos e está na escola ele e da alfabetização está com dificuldade de aprender atenção não fica sentando na cadeira da escola tem distração bate nos colegas grita nao obedecer a professora eu falo mil vezes e nao obedecer qual o tipo de profissional que tevo procura

    ResponderExcluir
  145. Oi meu nome e Daiane tenho um filho de 5 anos e está na escola ele e da alfabetização está com dificuldade de aprender atenção não fica sentando na cadeira da escola tem distração bate nos colegas grita nao obedecer a professora eu falo mil vezes e nao obedecer qual o tipo de profissional que tevo procura

    ResponderExcluir
  146. Oi meu nome e Daiane tenho um filho de 5 anos e está na escola ele e da alfabetização está com dificuldade de aprender atenção não fica sentando na cadeira da escola tem distração bate nos colegas grita nao obedecer a professora eu falo mil vezes e nao obedecer qual o tipo de profissional que tevo procura

    ResponderExcluir
  147. oi eu tenho um filho de 6 anos e ele tem dificuldade de memorizar as letras e os numeros n saber fazer o sobrinome e nem escrever de 1 a 10 o que devo fazer

    ResponderExcluir
  148. Boa tarde! Meu filho tem 10 anos, e a professora enviou um bilhete dizendo que está preocupada com o rendimento, que ele nao consegue copiar tudo da lousa, está sempre atrasado por conta da distração... quem pode me ajudar??? psicologo? pedagogo? nao sei o que fazer.. muito obrigada!

    ResponderExcluir
  149. Boa tarde! Meu filho tem 10 anos, e a professora enviou um bilhete dizendo que está preocupada com o rendimento, que ele nao consegue copiar tudo da lousa, está sempre atrasado por conta da distração... quem pode me ajudar??? psicologo? pedagogo? nao sei o que fazer.. muito obrigada!

    ResponderExcluir