Pesquisar este blog

Carregando...

terça-feira, 20 de abril de 2010

DÉFICIT DE ATENÇÃO

Principais sintomas do Déficit de Atenção

Esse tipo de comportamento pode ser de difícil identificação, portanto é importante saber que nem toda criança desatenta tem o Transtorno de Déficit de Atenção.

A criança que tem Déficit de atenção não é menos inteligente que as outras crianças, porém não consegue desenvolver integralmente seu potencial, visto que a fixação da atenção é prejudicada.

A desatenção é um efeito que muitas vezes enganam na hora do diagnóstico porque estas pessoas na verdade não têm um déficit de atenção para tudo. Muitas vezes conseguem prestar muita atenção em algumas coisas, principalmente quando são bonitas, novas, estimulantes, interessantes ou assustadoras. Isto pode ser uma inconsciente busca do cérebro por um estímulo que ative o córtex pré-frontal. Em termos práticos, uma pessoa não consegue fazer qualquer coisa, sem que sua cabeça fique voando entre seus pensamentos, frequentemente distraindo-se com qualquer coisa que lhe chame mais atenção, voltando novamente a se distrair com um outro movimento e assim por diante, cometendo erros freqüentes por não prestar atenção aos detalhes. Este efeito é muito comum nas atividades escolares.

Entre os principais sintomas de desatenção estão a dificuldade em prestar atenção nos detalhes; errar por descuido nas atividades escolares pela dificuldade em manter a atenção; não seguir instruções; não terminar as tarefas; as vezes parece não escutar ou se faz de surdo; dificuldade em organizar tarefas e atividades; distrai-se facilmente com estímulos externos; evitar ou relutar em “realizar” esforço mental; perder coisas necessárias para as tarefas e ser facilmente distraído por qualquer estímulo externo.

Muitas vezes a falta de atenção pode vir acompanhada do sintoma de impulsividade, e pode até ter um aspecto positivo quando este comportamento leva a uma ação. Entretanto no portador de TDAH o problema é que este comportamento se torna patológico, há uma falta de planejamento em função da busca intensa e constante da gratificação imediata e das novidades. A impulsividade é um dos sintomas muito persistentes, impulsivamente interrompe o que está fazendo para iniciar outra atividade e vai acumulando várias tarefas sem finalizá-las.

De acordo com Mattos (2004) as crianças portadoras de TDAH são muito impacientes e muito ansiosas; frequentemente estão expostas a riscos; podem provocar confusão; discussão; viver em conflito consigo mesma ou com outras pessoas. Novamente tudo isso é uma forma inconsciente de estimulação do córtex pré-frontal, que anseia por mais atividade. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa o indivíduo com TDAH não faz as coisas propositalmente, pois não as percebe e pode acabar se viciando no tal efeito.

O vício acontece porque o cérebro tem produz uma substância química sempre que a pessoa apresentar quando tem o comportamento e isto vai produzir uma gravação neurológica cada vez mais forte contribuindo para que a pessoa se vicie nesta produção química.

Segundo Goldstein (2004), existe o TDAH do tipo não específico; a pessoa apresenta algumas características, mas um número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária desta pessoa. Esses sintomas também podem ser explicados por outros transtornos, por isso é preciso uma investigação minuciosa, a fim de descartar outras possibilidades de diagnóstico.

Segundo Benczik (2002) é comum nestas crianças, quando não conseguem fazer as tarefas se fecharem e não se sentirem estimuladas a tentarem fazê-las novamente, temendo um novo fracasso. Estas crianças tendem geralmente a produzir menos do que são capazes. Neste caso os elogios e encorajamento podem ajudar muito para que seu processo de aprendizagem seja mais eficiente.

Autor: Magna de Oliveira Melo
Neuroeducadora e Psicopedagoga

106 comentários:

  1. OLA ACABEI DE DESCOBRI QUE MEU FILHO TEM ESTE PROBLEMA!ELE TEM 5 ANOS E DESDE QUE ENTROU NA VIDA ESCOLAR VEM A PRESENTANDO O DEFICIT DE ANTENÇÃO!
    ELE FEZ O ELETROENCEFALOGRAMA E AGORA ESTOU ESPERANDO O LAUDO PARA LEVAR PARA O NEURO

    ResponderExcluir
  2. Oi Vivi, seja bem vinda. Com 5 anos de idade ainda não é possivel fechar um diagnóstico preciso. Só é possível após um tempo maior de maturidade cerebral, no entanto você pode ir treinando a atenção dele desde já para que não passe por problemas sérios mais tarde. o eletro não identifica um déficit de atenção, apenas descarta algum problema nesta ordem.

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Ribeiro3 de março de 2011 04:29

    Oi, minha filha tem 9 anos e depois de muitas dificuldades com as tarefas escolares e muitos tumultos na convivencia familiar, eu comecei ler sobre o assunto, e sinceramente, fiquei muito assustada com a constatação de que 90% dos sintomas descritos se enquadram com ela. Eu pedi para a pedagôga da escola me ajudar a avaliar o caso, e tambem já marquei uma consulta com um neuro, não sei se estou no caminho certo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana Paula, seja bem vinda. Você está sim no caminho certo, afinal na escola é onde os sintomas aparecem mais claramente. É muito importante essa observação na escola, mas os sintomas devem apararecer em várias situações para poder considerar a hípótese do transtorno. De qualquer forma, há sempre um caminho. Procure profissionais que entendam deste assunto.

    ResponderExcluir
  5. OI, ESTIVE LENDO SUA MATERIA E FIQEUI SUPER IMPRESSIONADA, POIS TENHO UMA FILHA DE 9 ANOS QUE ESTA NO 4º ANO E DESDE O ANO PASSADO VEM APRESENTANDO MUITAS DIFICULDADES, NUNCA FOI DE TIRAR NOTAS BAIXAS MAS, NO ANO PASSADO MEU SOGRO FALECEU E PARA COMPLETAR TIVE MAIS UM FILHO, ENTENDO QUE AS MUDANÇAS FORAM EXCESSIVAS PARA A CABECINHA DELA, POREM ACREDITEI QUE TUDO SERIA PASSAGEIRO, MAS A CADA MÊS QUE SE PASSA A SITUAÇÃO SÓ PIORA A CHEGAR AO PONTO DE A CALIGRAFIA ESTAR COMPLETAMENTE ILEGIVEL COMO SE TIVESSE INICIANDO A ALFABETIZAÇÃO, ESTOU EM TOTAL DESESPERO SEM SABER AO CERTO QUE RUMO TOMAR, E AGORA LENDO SUA MATERIAL PUDE PERCEBER QUE QUASE TODOS OS SINTOMAS APRESENTADOS SÃO IDENTICOS AOS APRESENTADOS POR ELA, INFELIMENTE ESTOU MUITO ASSUSTADA COM ISSO TUDO, MAS VOU PROCURAR RAPIDAMENTE UMA AJUDA PROFISSIONAL, POIS TEMO PELO FUTURO DELA, QUE AGORA PERCEBO PRECISA AINDA MAIS DE MINHA AJUDA.
    BJKS E MUITA LUZ
    FABIANA GOMES

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiana, eu sinto muito por tudo que está passando com sua filha. Ela está mesmo precisando de ajuda, não tem dúvida. Porém com tudo que passou pode ter gerado alguns sintomas do déficit de atenção, sem ser necessariamente o transtorno, principalmente se apresentou oa sintomas de uma hora para outra.De qualquer forma,sendo ou não o TDAH, precisa de tratamento e não apenas do diagnóstico, pois tudo isso está prejudicando muito a vida dela. Procure um bom profissional na sua cidade que te oriente de maneira adequado sobre que caminho seguir.
    beijo e muita luz pra vocês tb

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi
    Gostaria de saber quais são os sintomas apresentados em uma pessoa na fase adula(40 anos) de TDAH? Seriam os mesmos ditos no texto? Quando criança os sintomas eram semelhantes a estes também, porém não foi tratado.
    O que fazer agora?
    Grata, Anamaria Grassmann

    ResponderExcluir
  8. Ana Maria respondi por email sua pergunta.
    obrigada,

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde! tenho 22 anos, Prefiro me identificar como sr. X, vou me abrir com você. eu realmente não consigo aprender nada, não consigo ler, não consigo me concentrar em nada. falta estimulo, falta vontade eu realmente não sei o que acontece comigo, sou tímido, tenho dificuldade de me relacionar em termo de não ter assunto. já pensei em até tomar remédio para melhorar a memória, mais estou com medo. o nome do Remédio é GAMMA me dê por favor algumas dicas eu realmente não sei o que fazer.
    Obrigado. Caso se interesse pelo meu caso me passe seu email. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite sr X, meu email é:
    mom@psicoterapeutas.com.br, aguardo seu e-mail para te responder.

    Obrigada,
    Magna Melo

    ResponderExcluir
  11. Oi, eu tenho um filho que acabou de completar 6 anos. Ele tem dificuldades no aprendizado, não memoriza bem as coisas. Ontem me assustei, pois percebi que ele não memorizou o meu nome. Gostaria de saber se com o tratamento com psicologas, fono e neuros, consegue reverter esse deficit?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Elis, sim,seu filho pode melhorar com tratamentos adequados. É preciso investigar as causas destes sintomas e descartar qualquer problema de ordem organica. Caso precise de mais informações, entre em contato pelo email:mom@psicoterapeutas.com.br ou pelos telefones 55-11-2309 8243 / 55-11-8117 5807

    ResponderExcluir
  13. oi gostaria de uma informação sobre criança com deficit de memoria se na escola tem que ser modifacada provas ou como trabalha o professor pra esse tipo de situação se algum tipo de modificação . falei com umas psicopedagogas e umas dizem que sim outra que não se tem alguma coisa que protege o aluno ou da direitos a criança estou com muita dificuldade com meu filho de 12 anos ja passou por duas escolas particulare mais não vejo apoio da escola neste sentido. a escola aferece sala de projeto na matricula mais vc so paga e nada acontece como posso procurar meus direitos se é que tenho me responda por favor pois não sei o que fazer e essa situação se arrasta a 2 anos email ms_rosana@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. meu filhgo tem estes problemas e ele esta com 7 anos o que eu faço estou desesperada

      Excluir
  14. Olá meu nome é Andréia tenho 31 anos, gostaria de saber se há alguma possibilidade de deficit de aprendizagem acontecer depois de adulta, pois quando mais nova me lembro de ser a melhor aluna da sala no entanto hoje não consigo me consentrar em nada e nem aprender nada as vezes esqueço coisa até mesmo do meu dia dia issu é normal. Há não esquecendo que sou diabetica do tipo 1, e faço tratamento contra depressão des dos meus 16 anos.
    Por favor estou desesperada pois já entrei na faculdade e não consegui aprender nada então tive que desistir,favor me responder por imail.andreiacontarini2009@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  15. Meu Q.I e de 141(teste de psicologo e tals) e o mesmo afirmou que e um bom resultado,porém fui diagnosticado com deficit de atenção.O psicologo ( em relação ao Q.I) esta errado,pois n sei se alguem com deficit de atenção pode ter um Q.I razoavel como o meu.
    Muito Obrigado desde ja :)

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, o psicólogo não errou não. É muito comum quem tem déficit de atenção ter o Q.I. acima da média. Você deve tratar o déficit de atenção para que possa desenvolver toda a sua potencialidade.

    ResponderExcluir
  17. gostaria muito de saber sobre defici de atençao.tenho uma filha de 7 anosque e diagnosticada ela tem muitas dificuldades na escola.quero saber se na escola as provas tem que ser modificadas como os professores trabalham com a criança,se tem algum direito da criança que proteja sobre essa dificuldad. favor me responda por email; cleoribeiro21@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Cleo, responderei por e-mail.
    obrigada

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, tenho um filho de 7 anos ele se enquadra em todos os quexitos sitados, e faz acompanhamento com T.O. e fono, e a pouco dias passou com neuropediatra e fará exame de encefalograma, na escola passa por muitos problemas, pois não consegue fazer as atividades em aula e a prof. sempre tira ele da sala e coloca ele pra jogar joguinhos tipo quebra cabeças e outros, gostaria de saber se ele tem q ter um atendiamento com mais atenção, ele estuda em escola estadual e já pensei em mudar ele pra um colegio particular, mas não sei ao certo oq fazer, já faz dois anos que faço acompanhamento com ele com profissionais e não tenhu nenhum parecer, realmente não sei mais oque fazer. Poderia me ajudar me dando algum conselho....me responda por emai. andreia_maximo@hotmail.com, Obrigada....

    ResponderExcluir
  20. Boa Tarde Andréia, respondi por e-mail
    Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  21. oi tenho um filho de quinze anos que ta dando muito trabalho na escola nao estuda ,nao faz as atividades escolares, os professores reclamao que ele nao presta atençao nas aulas.o ano passado reprovo no nono ano ,e esse ano o pedagogo disse que ele pode se reprovado de novo. ele anda muito agitado perde coisas fazilmente,esta agressivo.por favor vc poderia me ajudar.o que devo fazer,queria poder ajudar meu filho mais como, me de uma resposta obrigado.meu email adrianaelia2009@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  22. Olá, tenho quase certeza, em torno de 99%,que tenho déficit de atenção e não consigo estudar para o vestibular direito. Já fiz todos os testes de internet e li vários artigos, faz uns 3 meses que 'descobri', e todos eles é como se tivessem relatando minha vida, desde pequena. Tenho 16 anos e vou prestar vestibular, é muito difícil. Uma semana eu me concentro, demoro para terminar os assuntos mas estudo direitinho, na outra eu não consigo nem ficar sentada, tudo me distrai, faz 1 semana que estou tentando terminar um assunto e não consigo. Passa uns dias, ai tenho a maior vontade de estudar, acho que dessa vez não vou mais me desconcentrar,passo o dia concentrada... ai passa 3 dias quero fazer tudo menos estudar... sento à mesa para estudar e fico desenhando... ou olhando para outro lugar... aí levanto, é horrível.

    Gostaria de saber se tem alguma solução, alguma coisa que posso fazer para manter o pensamento, ou me concentrar. Eu já ouvi falar da Ritalina, mas só com receita, e não tem médico por perto...

    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, para você usar uma medicação para déficit de atenção é necessário uma avaliação neurológica. É preciso fazer um tratamento para melhorar a atenção. Qualquer dúvida mande por e-mail- mom@psicoterapeutas.com.br

      Obrigada

      Excluir
  23. MEU FILHO TEM 7 ANOS E SEMPRE FOI MUITO AGITADO NESTE ANO FOI DIAGNOSTICADO COM TDAH E TOD ELE NÃO ACEITA REGRAS E NÃO CONSEGUE SE CONCENTRAR EM SALA DE AULA A ESCOLA RECLAMA MUITO E A PROFESSORA ACHA QUE É PROPOSITAL AS AÇÕES DELE PENSEI EM MUDA- LO PARA UMA ESCOLA PARTICULAR MAS, AO EXPLICAR A ELES O CASO ALGUMAS ESCOLAS DISSERAM QUE NÃO TERIAM VAGA PARA ELE POIS SE DISPERSASSE A AULA ELES TERIAM QUE TER UMA AJUDANTE EM SALA, NESTE MÊS ELE FEZ UM EXAME DE PROCESSAMENTO AUDITIVO QUE DEU UM RESULTADO COM MUITAS ALTERAÇÕES, ESTOU MUITO PREOCUPADA NÃO SEI MAS, AONDE RECORRER, ELE ESTÁ SENDO MEDICADO COM TOFRANIL O QUE PARECE NÃO FAZER MUITO EFEITO, ESTOU COM UMA DÚVIDA SE DEVO PROCURAR UMA ESCOLA PARTICULAR PARA COLOCA-LO NO PRÓXIMO ANO E PEDIR PARA A ESCOLA ATUAL REPETI-LO ESSE ANO POIS, EM ESCOLA PARTICULAR SERIA MUITO DIFICIL SEGUIR NA SÉRIE CORRETA SERA QUE MESMO ESTUDANDO NA MESMA SÉRIE NO PROXIMO ANO EM UMA ESCOLA PARTICULAR QUE TEM UM METODO DE ENSINO BEM MAIS FORTE EU ESTARIA PREJUDICANDO-O? MEU EMAIL É bethgoncalves07@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, respondi por e-mail.
    obrigada

    ResponderExcluir
  25. Boa noite,fiquei muito assustada com a materia eu nao tinha conhecimento disso.Meu filho da quarta serie sempre os professores reclamarao que nao tem atençao,nao aprende a matéria,não concentra na explicação,enfim eles falam que meu filho é ruim no aprendizado ele estuda em escola particular hoje ele está com 15 anos no primeiro ano medio mas para passar de ano é com muita dificuldade e com recuperaçoes e passa com a nota 60.Por favor me ajuda porque fui perceber que meu filho tem todos esses sintomas da matéria.Me responda por email guinhaborges@gmail.com.Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  26. oiii,meu nome é Riti,tenho um filho chamado paulo que tem 8 anos,desde o ano passa do ele toma medicaçao pra tdah,mas sou insigura ao uso do medicamento,pois meu filho concordo que seja desatento e aerio,chora quando nao consegue fazer umatarefa,mas ou contrario,ele é muito tranquilao,obediente,calmo,bem educado,compreende facil quando é lhe dito nao,aceita bem,as vezes agitado quando se junta com crianças mais eletricas ele se solta,mas quando as crianças sao mais tranquilonas ele tb fica...quando estamos sozinhos sempre esta na minha volta conversando e abraçando. dai to perdida quanto ao diagnostico e receosa ao uso da medicaçao. oke faço?

    ResponderExcluir
  27. Meu filho de 10 anos foi diagnosticado com TDA sem a hiperatividade, no começo deste ano.Sempre achei que havia algo diferente nele e busquei muito saber o que era, finalmente consegui. Está em uso de Ritalina, porém a mesma dura só 4 horas e ele toma ao ir para escola. Antes do ultimo tempo os sintomas de desatenção voltaram todos aí ele esquece de anotar os deveres, faz trabalhos incompletos, perde os bilhetes com avisos da escola, a professora tem que ficar chamando ele o tempo todo pra "aterrisar". Ele já toma 2 comprimidos de 20 mg. Será que está na hora de aumentar a dosagem ou mudar a medicação para uma que dure mais tempo? Ao mesmo tempo fico preocupada por estar medicando porém sem isso ficaria impossivel ele ir bem na escola, ano passado e nos anos anteriores foram muito desgastantes para todos nós e por muito pouco ele não repetiu de ano.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Andréia, além da medicação é necessário um terapia para aprender estratégias e ajustar o foco de atenção. A ritalina por si só não vai tratar o déficit de atenção, somente controlar o comportamento de desatenção enquanto o medicamento está em efeito no organismo. Mande mais detalhes por e-mail.
    aprendizagem.terapias@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  29. è possível saber se uma criança de 3 anos tem deficit de atenção pois meu filho observa tudo é muito inteligente mas só presta atenção no que chama sua atenção as vezes não atende quando chamamos e ainda não fala por mais que façamos exercícios ou brincadeiras para incentivar é como se ele ignorasse os estímulos...é agitado e um pouco bravo também me de uma orientação por favor meu email é jessyca-vivi20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Bom, tenho 30 anos e faço mestrado, durante toda a minha vida escolar tive problemas devido a falta de atenção, o qual gerou erros diversos os quais são imperceptíveis pra mim e gritantes para os demais, não consigo ler o texto mais de uma vezes. Mas ultimamente tem sido bem pior a busca de resultados corretos e sempre ter algo para ler, faz com que eu fique depressiva e minha atenção diminui ainda mais. Minha escrita é a pior parte, pois eu escrevo como se meu pensamento fosse partido e sem nexo, mesmo conversando normalmente. Para ter ideia perdei a conta das vezes q coloquei fogo nas panelas ao tentar cozinhar, ocasiões de atropelamento, e acidentes em geral. É possível eu ter DDA ou tem outra doença/transtorno com sintomas similares. Nos teste da internet sempre dão positivos, realmente não sei o que pensar ou fazer e ainda tenho vergonha e contar para as outras pessoas. A senhora poderia me aconselhar.

    ResponderExcluir
  31. Ola Boa Tarde
    A poucos dias atras descobri que tenho Deficit de atenção, nao consigo ler, preciso estudar e nao consigo. nao sei o que fazer.. Posso ler 1 livro inteiro mas chego o final nao me lembro mais nada do que li e como se eu apenas tivesse folhando o livro. Quando estou lendo minha cabeça viaja para outro mundo.
    preciso de uma ajudar urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde, você poderá se beneficiar muito com um tratamento adequado para déficit de atenção. É muito difícil você conseguir resolver isso sem uma intervenção par direcionar seu foco de atenção para onde você quer e assim melhorar essas distrações e dispersões.
      Magna O melo
      e-mail- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  32. Eu escrevi no blog no dia 18/01 e no dia 22/01 fui pré diagnosticada com DAA por uma psicologa e encaminhada para um psiquiatra.
    Bom, ainda estou muito assustada mas se consegui viver até os 30, vou ter forças para terminar o mestrado, fazer doutorado, passar em um concurso e viver plenamente....
    Minha memória é um pouco melhor que a sua pois consigo me lembrar dos trechos preferidos por um bom tempo, mas a minha escrita é péssima eu realmente viajo. A psicologa me avisou que depois da 5ª sessão já são percebidas algumas melhoras. No mas nosso caso não tem cura, mas podemos conviver com ele tranquilamente.Assim eu espero tb!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Luca, que bom que você já está buscando ajuda, esse transtorno atrapalha bastante nossa vida, não é mesmo? É muito comum uma pessoa passar a vida inteira sofrendo e mais tarde descobrir que esta dificuldade tinha uma causa. Com um tratamento adequado os sintomas do TDAH melhoram bastante. Boa sorte.
      mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  33. Boa tarde , tenho um filho de 5 anos que é muito desatento na sala de aula , ele esquece os matérias , esquece de dar recados , ele é muito inteligente , faz as tarefas certinhas porém é desatento . O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  34. Boa Tarde, por favor mande a pergunta por e-mail para que eu possa responder para você também por e-amail.
    obrigada

    ResponderExcluir
  35. boa noite eu sou mãe de dois meninos um com trese e outro com trÊs,o mais velho sempre teve dificuldade em aprender nunca conseguiu tirar boas notas pois destraise nas aulas não consegue estar calado estuda para os testes e na altura de os realizar não se lembra de nada ,teinho queixa dos professoares que não realiza bem as tarefas e em casa é preciso falar muitas vezes para realizar tarefas ,quando esta mais ansioso come muito e esconde as embalagens na gavetas ou debaixo dos moveis.o mais novo anda na terapia da fala porque não artiqula bem as palavras esta semana a terapeuta disse-me que ele sofria de dda pois falase para ele e passado segundos troca tudo por exemplo nas cores e palavras anda na imfantario a educadora tambem se quixa se ele é muito destraido e por veses agrecivo com os colegas coisa que acontecia com o mais velho. precisava de ajuda o que devo fazer,pois estou muito cansada de tanto conversar para não serem assim espero a sua orientação. maria.pintom@iol.pt

    ResponderExcluir
  36. Olá! Li sua matéria e há muito tempo que desconfio que a minha filha com 5 anos tem défice de atenção. Ela anda a ser observada por uma Psicóloga. Sei que só com a terapia não haverá uma grande melhoria. Gostaria então de saber a sua opinião relativamente aos Florais de Bach em alternativa a outros medicamentos com quimicos. Já soube de alguns casos de sucesso? Obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, desculpe a demora. A terapia ajuda muito sim. Se tiver um diagnóstico correto. Porém é complexo fazer um diagnóstico de déficit de atenção com 5 anos. De qualquer forma a terapia para o desenvolvimento e controle dessas habilidades é muito bom nessa idade, quando o cérebro está em altíssimo desenvolvimento plastico. Quanto aos florais, indico sim, irá auxiliá-la no processo da terapia. Procure um bom terapeuta dessa linha. Os florais são excelentes.
      bjs, boa sorte

      Excluir
  37. giselabernardete36@hotmail.com5 de março de 2013 15:15

    OLA!COMO TODOS OS OUTROS PAIS EU TAMBEM LI A SUA MATERIA E TANTAS OUTRAS E TUDO ISSO APENAS COM OBJECTIVO DE ENCONTRAR RESPOSTA E SOLUÇOES.A MINHA FILHA ESTA COM 6 ANOS,QUANDO COMEÇOU A TENTAR COMER SOZINHA MOSTRAVA DIFICULDADES EM DEFINIR COM QUE MÃO SEGURAR A COLHER PARA COMER,HOJE ELA JÁ ESTÁ NA ESCOLA E TEM DIFICULDADES EM FAZER AS TAREFAS COMO PASSAR POR CIMA DAS LETRAS TRACEJADAS,QUANDO LHE MOSTRO AS CORES DIZ QUE TODAS SÃO VERMELHAS.ELA TEVE MENINGITE NEONATAL DIGA-ME PORFAVOR SE O TRANSTORNO ESTÃ ASSOCIADO A DOENÇA E O QUE DEVO FAZER.OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espondido por e-mail.
      caso não tenha recebido, mande de novo que respondo- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  38. Bom dia, Gisela, respondido no seu e-mail.
    bj

    ResponderExcluir
  39. Oi,meu nome é débora,tenho 23 anos,tenho dificuldades para me comunicar em um publico maior de pessoas,nunca trabalhei e tenho medo de nunca ter um emprego por causa disso,tenho depressão tomo o remedio reconter,passado pelo psiquiatra ele disse q tenho ansiedade que sou impulsiva e identificou o deficit,qria saber qual medico devo procurar para me ajudar é muito dificil ser assim,sou casada e é tão dificil eeu não consigo explicar pra ele oq sinto,tem pessoas q acham tudo frescura,tenho vontade de desistir de tudo,tenho medo de numca ser alguem na vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Débora. respondido por e-mail.
      caso não tenha recebido, mande de novo que respondo- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
    2. oi eu não tenho e-mail,vou te passar o do meu marido
      claudiop-santos@hotmail.com

      Excluir
    3. ooiii vc poderia me mandar pelo e-mail do meu marido de novo,pois ele apagou sua caixa de entrada beijos obgd...

      claudiop-santos@hotmail.com

      Excluir
  40. OI, meu nome é cristiane, tenho uma filha de 7anos, ela fez exame de audição e nesse exame constou que ela tem defit de atenção com processamento auditivo muito lento. EStou passando ela pela fonoaudiologa, psicologa e neurologista e na escola as profassoras ajudam muito ela, ela esta indo muito bem na escola e nas medicas,o neurologista dela passou o remedio chamado RITALINA LA e ela esta tomando e esta sendo muito bom para ela, mas eu queria saber se tem outra forma de tratar essa defit de atanção que a minha filha tem a não ser passar ela por todos esses medicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, respondi por e-mail. Confirme se recebeu.
      bjs

      Excluir
    2. caso não tenha recebido, mande de novo que respondo- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  41. Boa tarde, tenho uma filha de 6 anos e esta na primeira série do ensino fundamental, da turma ela é a única que ainda não sabe ler e na escrita tem muita dificuldade em formar palavras as vezes ela acabou de escrever ex:CAMELO, SAPO e se pedir para escrever novamente ela me pergunta como é que se escreve. Ela esta inda na psicologa mas ainda não vi resultado. A professora reclama que ela é inquieta, desatenta e chorona, estou muito preocupada e gostaria de uma orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leni, respondi por e-mail.
      bjs

      Excluir
    2. caso não tenha recebido, mande de novo que respondo- mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  42. ola tenho 22 anos,desde criança tenho dificuldade para aprender principalmente de memorizar,tambem sou muito timido com dificuldade de me relacionar com as pessoas,evito de começar uma converssa com alguem por falta de assunto,tenho muita falta de enterece,isso me prejudicou muito no colegio reprovei de ano augumas veses porque não conseguia aprender,ate tentava prestar atençao mas passava auguns minutos não me lembrava de nada,ate tenho vontade de voutar a estudar,mas esse meu problema me desanima sofro muito oq devo faser.abraço.

    ResponderExcluir
  43. Bom dia seria bom você procurar ajuda para resolver esses "probleminhas", há muita coisa pela frente, né? você só tem 22 anos. Você pode procurar um neuroeducador clinico, PNL,psicoterapias,uma terapia mais focada.. Se você morar em São PAuo e quiser me procurar, fique a vontade, se não, procure na sua cidade. Hoje existem terapias on line também, ou seja, são muitas opções que você poderá escolher.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  44. olá, sou professora de educação infantil, tenho um aluno de 3 anos que possui praticamente todas as caracteristicas de TDAH, todos os dias, toda hora preciso trancar a porta da sala, pois ele foje até na rua da creche, não para pra tomar café, almoço, brincadeiras, atividades que exija atenção, a fala também está comprometida, não sei mais o que fazer para reter a sua atenção, pois está comprometendo o restante da sala, na verdade atrapalhando. gostaria de saber se deixo ele livre sem correr atrás a todo momento, por favor gostaria de algumas dicas para lidar com ele e sua dificuldade. obrigada, aguardo o retorno, segue meu email.
    adriana.kirsten@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Adriana, respondido no seu e-mail.
      obrigada

      Excluir
  45. Boa tarde! Fui na reunião da minha filha de 6 anos que está no primeiro ano fundamental e a professora conversou comigo e disse que a colocaria no reforço,pois estava com dificuldade .Ela conheçe o alfabeto sabe ler e escrever o alfabeto mas tem muita dificuldade de juntar silabas,e diz que a professora da lição muito dificil..........gostaria da sua ajuda p c.criscarniell@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cristiane, respondido no seu e-mail.
      obrigada

      Excluir
  46. Bom dia meu nome e Marcia e tenho um filho de 13 anos e ao ler sua materia descobri que vejo isso em meu filho. Levei ao medico e depois de muitos exames ele receitou um fono. E ele fez um ano. Mas acredite nao vi algum resultado. Ja faz 4 anos que estou nessa luta. E ate hoje nao tenho respostas. Por favor gostaria que me ajudasse a ajudar meu filho. Meu email . mfgomes66@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  47. Boa tarde Márcia, respondido no seu e-mail.
    obrigada

    ResponderExcluir
  48. Acho que minha filla tem algum problema ela naõ tem paciencia em nada

    ResponderExcluir
  49. Boa tarde!meu nome é Maria e tenho um filho de 11 anos que tem deficit de atenção e faço tratamento com um homeopata, gostaria de saber se só ele basta, pois não vejos resultado e por favor me informe o que posso fazer para ele melhorar já estou ficando louca com a sua falta de atenção, de interese, de responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Maria, respondi no e-mail do seu marido. OK?

      Excluir
  50. Bom dia! meu nome é Aline e tenho uma pessoa adulta(35) na familia com esse problema. Li o seu texto e vi que ela se enquadra ou enquadrou nos sintomas mencionados, o pior deles é a dificuldade de aprendizado, quando criança ela não recebeu tratamento. O que posso fazer para ajudá-la? Quais profissionais devo procurar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em que cidade você está? Pode procurar um neuroeducador na sua Cidade. Se quiser me mandar por e-mail.
      mom@psicoterapeutas.com.br

      Excluir
  51. Oi boa tarde!tenho um filho de 7anos q nao aprende nada na escola ele e muito chorao nao tenho condicoes de pagar tratamento para ele,tem algum exercicio que posso fazer com ele para melhorar na escola ele nao consque escrever nem o nome,e so sabe contar ate 10.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tive esse problema, reprovei o primeiro com tudo vermelho .. depois descobrir que eu tinha problema de visão. e eu sentava no fina da fila. nessa caso um neuro deveria acompanhar.

      Excluir
  52. boa tarde magna melo, Eu sou diogenes. Axo que tenho um pouco de deficit de atençao ou ate muito nao sei te dizer ,so sei que faço um esforço enorme para mater atençao em alguma coisa, me distraio facilmente ,e quando tenho atençao em algo, penso eum outra e akilo que estava com atençao parece que apaga do prazer de fazer e ja penso em fazer outra.. isso é muito ruim pra minha vida pois lido com tudo assim ate com relacionamentos, espero alguma resposta de ajuda , ate mais ........

    ResponderExcluir
  53. Bom dia!!! Meu filho tem três anos e 11 meses, e por fazer aniversário em junho esta numa classe dom crianças que já tem 5 aou já estão completando. Na reunião de pais a prof. e a pscóloga disse que ele tem traços de de défit de atenção, pois se distrai facilmente, prefere brincar a desenvolver alguma atividade, não querendo também ficar muito tempo sentado. questionei se isso não era pelo fato dele ser mais novo que os demais, mas elas confirmaram sua fala. Fico preocupada, pois sou educadora também e não percebi que a psicóloga não fez acompanhamento, baseou-se na fala da professora. Pediu para eu levar em um neuropediatra. gostaria de saber se devo me preocupar com isso agora, pois pelo que sei não é assim que se faz diagnóstico, e percebeo que estão exigindo muito dele com tão pouca idade.
    Meu e-mail é simone.s.cardozo@bol.com.br

    ResponderExcluir
  54. OI TENHO 24 ANOS E TENHO MUITA DIFICULDADE EM APRENDER AS COISAS, TERMINEI O ENSINO MÉDIO COM MUITA DIFICULDADE,PASSOU UM TEMPO FUI FAZER FACULDADE DE PEDAGOGIA MAS DURANTE UM ANO NÃO CONSEGUIR APRENDER NADA,ACABEI TENDO QUE DESISTIR,HOJE ESTOU ME SENTINDO MUITO MAL,POIS A IDADE ESTA CHEGANDO E AINDA NÃO TENHO NENHUMA PROFISSÃO,POIS TENHO MEDO DE FAZER OUTROS CURSOS E NÃO APRENDER NADA DE NOVO,POR FAVOR ME AJUDEM JÁ ESTOU DESESPERADA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. veja se a natureza do curso é compativo com sua personalidade.. lembre que quando o assunto nos interesssa os assunto predem nossa atenção . Pense se seu pensamento foge muito.. se fica muito tempo no mundo de bob. entro otros veja as respostas abaixa. .. se de procure um neuro e um psiquiatra.

      Excluir
  55. OLÁ BOM DIA QUERIDA!TENHO UM FILHO DE 9 ANOS QUE LER BEM, FAZ AS ATIVIDADES ESCOLARES SOZINHO DEPOIS CONFERIMOS, MAS NAS PROVAS ELE Ñ CONSEGUE CONCENTRAR E TEM NOTAS BAIXAS, TEM ATITUDES DE CRIANÇAS DE INFANTIL(MENOS IDADE). GOSTARIA DE ORIENTAÇÕES PARA QUE EU POSSA RESOLVER A SITUAÇÃO.MUITO GRATO!

    ResponderExcluir
  56. Olá tenho 18 anos meu nome é cristian estou pesquisando na net agora sobre isso e estou perçebendo que eu tenho deft de atenção queria algumas dicas para me tratar pq isso me atrapalha muito no entanto ainda estou no 1 ano do ensino médioo obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, fale isso a um neuro um psiquiatra. Relate se é ansioso, de destrai, se é bagunceiro , se tem senso de organização , de perde coisa.. esquece coisas... se é impaciente. .. se fica muito tempo interrompendo seus próprios pensamentos... se senta no computador e fala.. ih.. o que eu vim procurar mesmo...

      Excluir
  57. Olá tenho uma filha de 9 anos que foi diagnosticada com déficit de atenção ela fez terapia por um tempo e parou agora vai voltar novamente, pois está com muita dificuldade nos estudos gostaria de saber com posso estudar com ela em casa, como faço para q ela não se distraia tanto. Ela não toma medicamento nenhum. Obrigada.

    ResponderExcluir
  58. Oi tem uma flha de 9 anos e estou sofrendo muito pela falta de aprendizado dela na escola!! Tem muita dificuldade de entender.

    ResponderExcluir
  59. Oi tem uma flha de 9 anos e estou sofrendo muito pela falta de aprendizado dela na escola!! Tem muita dificuldade de entender.

    ResponderExcluir
  60. Oi tenho um filho com 14 anos estamos com muitas dificuldades nas tarefa provas organização dos cadernos escrita junção de palavras e outras serie de coisas. As vezes penso que falta pre requisitos e nos esforçamos mais cobramos aulas de reforço mas nao conseguimos romper a professora de português pediu para procurar um especialista como começar?

    ResponderExcluir
  61. Boa noite! Tenho uma menina de 3 anos e 9 meses, porém a professora me informou que enquanto os colegas terminaram o exercício ela nem começou, toda hora a professora tem que chama-la a atenção para que ela se volte ao que a professora está falando, ela é brava, chora muito por nada, e quando a chamo as vezes não responde. Nas tarefas explico que o exercício é somente para pintar uma letra ela pinta as outras letras aleatoriamente. Por favor, preciso de uma orientação se isso é normal? meu email é rosabornato@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  62. Oi Bom dia!! Meu nome é Erika, tenho 22 anos... acho que posso ter o déficit de atenção, terminei a faculdade de Administração ano passado, porém não tive dificuldades, mas agora que preciso da minha atenção total não consigo tê-la.. estou trabalhando, mas não consigo gravar nada na mente não sei oq esta acontecendo, pois nos meus empregos anteriores sinto que eu era diferente sabe mais atenciosa/esperta.. tenho percebido esta dificuldade este ano. por favor me ajude, moro no interior de Mato Grosso do Sul... tudo "parece" como um "desanimo" não sei o certo, mais sei que algo não esta normal... me ajude por favor!!!

    ResponderExcluir
  63. Olá! meu nome é Flávia, tenho 23 anos... sou estudante de direito, tenho quase certeza que tenho déficit de atenção, sou muito atrapalhada, tenho dificuldade em aprender, as pessoas ficam com muita raiva de mim, pensando que eu faço as coisas erradas de propósito ou por falta de interesse, principalmente no trabalho, como funciona o tratamento de déficit de atenção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu email é flaviazhbms@gmail.com

      Excluir
  64. oi meu nome é danielle e tenho uma filha de tres anos ela nao dorme a noite e apresenta muita agressividade eu estou assustada pois ontem minha mae veio a minha casa de noite e quando ela foi embora miha filha estava no banheiro e ela nao percebeu que ela tinha ido embora ai eu perguntei pra ela e ela agiu como se ela nem tivesse visto minha mae nao sei se é normal mais eu me ssustei pode me responder oque posso fazer para ela dormir melhor e diminuir a agressividade

    ResponderExcluir
  65. oi meu nome é Samara tenho 19 anos e estudo engenharia, tenho muita facilidade de aprender, porém não consigo me concentrar nos estudos, procurei saber sobre tal assunto porque tenho tirado notas baixas nas provas e geralmente isto acontece por besteiras, como trocar o sinal dos números. minha mãe reclama muito porque não consigo terminar um serviço
    sem que eu faça algo no meio. Não suporto esperar, não consigo ficar parada, e não espero as pessoas terminarem uma pergunta ou explicação porque acho que já entendi. Não sei se isso é realmente deficit de atenção. mas fico esperando uma resposta. obg!

    ResponderExcluir
  66. Oi, meu nome é Áurea. Sou pedagoga e tenho uma aluna de 07 anos com muita dificuldade de leitura. Ela não consegue aprender o alfabeto confundindo-os o tempo todo. Dificuldade tbm de perceber a sonorização das sílabas

    ResponderExcluir
  67. meu filho tem déficit de atenção e não tem condições de ir para uma 5 serie e esta na escola da prefeitura tem alguma coisa que posso fazer para que ele repita de ano,sei que o esquema do governo de passagem garantida acabou com essa de a criança repetir o ano mas existe uma brecha para casos com o do meu filho tem algo que eu possa fazer por favor me responda estou aflita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor mande a resposta para simonevitoriaester@gmail.com

      Excluir
  68. Olá o meu nome é Ana, tenho duas filhas uma de 8 anos e outra de 5 anos. A mais velha apresenta sintomas de tdah desde a creche sendo apenas diagnosticada aos 5 anos no pré escolar num primeiro teste e depois aos 6 anos após a conclusão da primeira classe. Desde essa altura que a luta é diária, concluiu a 1ª classe com boas notas, a 2ª com notas razoáveis e de momento está na 3ª mas está com algumas dificuldades tudo derivadas do défice de atenção. As maiores dificuldades têm haver com a leitura, a leitura de textos e a leitura de problemas, sendo aluna exemplar na restante matéria tal como gramática ou execução de contas. De momento está a tomar medicação homeopática e tem surtido algum efeito mas ultimamente já não se vê esse efeito e ela anda muito irritada e ansiosa e cada vez menos concentrada.
    O que eu gostaria de saber era se deveria ou não manter a homeopatia e como devo fazer em relação á leitura pois ela está cada vez mais receosa de ler pelo facto de ficar atrás dos outros e não consegue evoluir por mais que eu tente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor mande resposta para anagarcia78@live.com.pt

      Excluir
  69. ola meu nome é Renato minha filha tem 21 anos, a gente foi um pouco distante pois me separei da mãe dela e fui morar fora do pais, mas, a questão é que ela fez faculdade de Educação Fisica e escondeu da mãe dela que estava mau na Faculdade, enfim, perdeu todo o estudo e conversando com o instrutor dela ele disse que ela tem dificuldades de aprendizagem, fiquei assustado confesso, o que devo fazer: renatocomeron@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Boa noite. Meu nome é Jéssica e tenho 22 anos, sempre fui uma aluna dedicada, que sempre teve as notas mais altas da turma. A cerca de 4 anos atrás, minha vó faleceu. Desde então não tenho foco para nada e sinto muitas dificuldades na faculdade. Fiquei em depressão, tive alguns surtos, esqueci de muita coisa e muita coisa não consigo aprender. Por mais que eu tente, apenas algumas coisas entram na minha cabeça. No meu trabalho eu já tenho um desenvolvimento diferente, sou muito boa no que eu faço. Eu nunca fui a um psicologo por não ter tempo, meus professores acham que eu tenho Déficit de Atenção.

    ResponderExcluir
  71. Você nao tem autorização para publicar propagandas no blog .

    ResponderExcluir
  72. Olá Boa noite. Tenho um filho de 6 anos, ele se enquadra em todos os sintomas acima, Porém ele apesar de ter falta de atencao e nem sempre terminar as tarefas em sala de aula, por distracao ou agitacao ( é o que sempre recebo reclamações da escola ) , ele se sai bem nas provas e suas notas estão na média. Tbm coloquei ele no kumon para ajudar na concentração , e ele se sai super bem, e faz contas super rapido. Li em uns comentários que a pessoa pode ter um QI alto e ter o deficit de atenção. Será que preciso levar ele em um neuro ? Uma amiga me indicou o remedio gamma será que posso dar ? obrigada

    ResponderExcluir
  73. Ola tenho um filho de 9 anos que sempre teve problemas na escola com atenção, mas ele é muito ativo com atividades físicas e com informatica games etc.. Mas na escola sempre com reclamações de falta de atenção sera que ele tem algum problema ou pode ser sem-vergonhice dele antes de procurar ajuda gostaria de uma opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, impossível dar uma opinião, isso não existe, seria adivinhação caso alguém faça isso. Você deve levar seu filho para uma avaliação profissional, só assim poderá dar uma "opinião".

      Obrigada.

      Excluir
  74. anos esta no meu filho tem ano colegial ele e muito inteligente mais tbem e muito desatento era por besteira. A professora me falou q nao precisar me preocupar poq ele ele conversa muito em sala de aula e ela acha q esse e o unico problema dele. que tipo de profissional deevo proucurar

    ResponderExcluir
  75. oiii
    meu filho tem 3 anos e apresenta uma dificuldade de aprendizagem , ele não fala ainda , não tem interesse nas atividades da escola,se distrai muito fácil, procurei um neuro e fiz um eletro ele disse que ta tudo ótimo e que não tem problema nenhum , mas então por que a fala atrasada e a falta de interesse nas coisas? pode me ajudar

    ResponderExcluir
  76. Ola Magda,
    Me chamo Marcilene, tenho 33 anos.
    Recentemente tive conhecimento da TDAH, ando lendo sobre o assunto, mas infelizmente , devido minha idade não sei como proceder para ter acesso a um diagnóstico preciso se tenho ou não o déficit. Tenho um dificuldade enorme de concentração, manter o foco no que estou fazendo pra mim chega a ser algo que não consigo controlar.Quanto a organização, bem eu nao consigo entender minha dificuldade em me organizar, assim como a motivação pra começar algo e não conseguir manter o foco até o final.
    Caso possa me instruir sobre um primeiro passo te agradeço muito.

    ResponderExcluir
  77. OI!!! tenho um filho de 7 anos e várias coisas nessa matéria se encaixam com ele, a prof reclama q ele não termina nada q ele começa, e vive distraído na sala de aula. em casa tbm fiquei observando e percebi q ele mesmo qdo está assistindo tv ou jogando no pc está sempre mexendo os pés e as mãos será q ele tem TDAH. estou confusa q especialidade de médico devo procurar? Me ajuda por favor.

    ResponderExcluir

Treine a lateralidade direita do seu cérebro!

Treine a lateralidade direita do  seu cérebro!
Fale somente as cores. O seu cérebro vai tentar ler as palavras. Desafie-o, usando sua lateralidade direita enquanto o cérebro tenta usar o lado esquerdo. ( esta brincadeira ajuda na concentração e na memória) divirta-se!