Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de outubro de 2008

COMO CONTROLAR A EMOÇÃO



EMOÇÃO


A emoção está relacionada com a percepção que temos sobre a realidade. São construídas através de associações de ideias, pensamentos e sentimentos. 

Os pensamentos se originam no córtex cerebral produzindo substâncias químicas que geram informações sensoriais que  são  identificadas pelo organismo como sentimentos. 

Tais sentimentos ficam acomodado na rede neural e são ligados a outros conforme as ideias sobre os mesmos vão sendo construídas. 

Podemos nem saber por que temos as tais sensações, mas toda vez que  a experimentamos, o processo emocional envolvido se intensifica.  Por   não  conseguimos criar novos significados para as tais experiências acabamos nos viciando nessas sensações. 

As pessoas quando não dominam suas emoções podem ser prejudicadas e pagar um preço alto pelo  analfabetismo emocional.



Muitos problemas poderiam ser evitados se houvesse um uso mais adequado das emoções. O domínio   das emoções torna possível  quando várias opções de emoções estão disponíveis na mente e as escolhemos de maneira consciente, usando o cérebro de maneira muito mais produtiva. 

A perfeita saúde mental depende bastante de aprendizado emocional, pois muitos  descontroles mentais estão relacionados com a organização dos pensamentos e sentimentos. Quando uma pessoa não consegue por si mesma fazer uma mudança e  sua qualidade de vida está limitada ou prejudicada,  não deve ter vergonha de procurar ajuda especializada. 

Em relação às crianças, quando os adultos respeitam os seus sentimentos e conversam com elas a respeito deles, sejam estes positivos ou negativos, ocorre um fortalecimento da autoestima da criança  fazendo com que se ela se sinta valorizada. 

A escola também deve se lançar ao desafio de uma educação também na área emocional, a fim de ajudar a desenvolver em cada aluno os princípios dos valores morais e éticos. construindo um SER- humano.


19 comentários:

  1. Posso fazer um tratamento para aprender a controlar minhas frustrações e tristeza? vivo sempre comraiva do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza você pode. É possível aprender a direcionar suas emoções de maneira mais produtiva. A raiva é um sentimento que destrói e prejudicando muito quem a sente frequentemente. se você mora em São Paulo me liga. ou mande-me um email.

    ResponderExcluir
  3. sou uma mulher muito emotiva. Não tenho depresão e não tomo nehum medicamento mas, qualquer coisa me enche os olhos de água. As vezes tenho até vergonha disso. Tento não demostrar tanto minhas emoções mas não consigo. Como lidar com isso?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, você já pensou em fazer uma terapia, seria muito bom para aprender a lidar com essas emoções. Qualquer dúvida mande a pergunta por e-mail. mom@psicoterapeutas.com.br

    obrigada

    ResponderExcluir
  5. Sou muito emotiva, anciosa e me estresso fácil. Não consigo controlar minhas emoções, sempre acho que sou a culpada de tudo. Minha auto estima não é das melhores.
    Como posso ajudar a mim mesma? Sem precisar de medicamentos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, me manda seu e-mail para que eu possa te responder ou ligue e marque uma sessão. Há maneiras muito eficientes para trabalhar essas questões que você citou.
    e-mail- mom@psicoterapeutas.com.br
    tel 11-2309 8243

    Magna de Oliveira Melo

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, gostei muito da sua esplanação sobre o assunto das emoções, gostaria que me indicasse um livro sobre como lidar com um filho que tem TOC,e uma mãe que tem awzaime os dois moram comigo.Qual o tratamento indicado para ter controle emocional nessas circunstancia?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Você deve fazer uma terapia que a oriente a lidar com suas emoções e aprender estratégias para controle emocional para lidar com esses problemas que você está enfrentando atualmente. Boas terapias são com pnl e neuroeducação. procure na sua cidade.
    aprendizagem.terapias@gmail.com
    São Paulo- 11-2309 8243
    obrigada

    ResponderExcluir
  9. Ola!
    Sou uma pessos muito alegre, com
    Muitas amizades e facil convivencia. Mas nao tenho controle com
    Minhas emocoes. Choro com
    Facilidade e tenho crises de vomito e mal estar quando fico nervosa. Estava fora do Brasil ha 8 anos e preciso organizar as financas pra comecar uma terapia . Ha algo q eu possa de imediato pra amenizar minhas crises nervosas?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, mande por e-mail a pergunta, se possível com mais detalhes por favor.
    obrigada
    mom@psicoterapeutas.com.br

    ResponderExcluir
  11. oi tenho a alto estima muito baixa nao consigo conversa com pessoas que nao conheço e isso atrapalha no meu enprego oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  12. Você deve pensar em fazer uma terapia ou reorganização mental. Essas limitações são facilmente tratadas, não vale a pena conviver com elas.
    sucesso
    Magna O Melo
    mom@psicoterapeutas.com.br
    tel- 11-96246 9363

    ResponderExcluir
  13. oi sou uma pessoa que gosta de conversar,mas fico nervoso quando converso,cinto que as pessoas não me dão muita atenção e sou redundante nas conversas...sou evangélico e quando eu vou pregar para alguém fico nervoso e isso atrapalha o raciocínio do momento.quero ser sociável mas não consigo. tenho 39 anos e isso atrapalhou minha vida social,educacional e etc.por favor me ajuuuuuuuuuuuuuuuuude.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, eu sou uma adolescente, e tenho uns problemas com a tristeza, as vezes de uma hora pra outra me sinto muito triste, e quando eu fico assim, nao ha nada q me anime! Eu sofro muito com essa tristeza, e acho q ela esta relacionada cm o fato de eu nao encontrar a pessoa certa pra mim. Pq eu me sinto muito sozinha as vezes e queria a pessoa perfeita,as nao a encontro! Oq eu devo fazer para melhorar minha auto estima?

    ResponderExcluir
  15. boa tarde!
    o meu caso é exatamente como a de um anonimo do dia 26/08/2012
    "sou uma mulher muito emotiva. Não tenho depresão e não tomo nehum medicamento mas, qualquer coisa me enche os olhos de água. As vezes tenho até vergonha disso."
    o que podemos fazer para controlar essa emoção?

    ResponderExcluir
  16. oi eu sou uma pessoa de facil amizades mas eu me emociono muito com coisas que eu gostaria de controlar mas não consigo,eu sou evangélica e sempre quando vou cantar ou pregar eu choro e as vezes isso me faz sentir até vergonha e isso me atrapalha muito o meu raciocinio na hora,e me faz sentir tão pra baixo...meu DEUS !!!
    gostaria que me desse uma dica do que fazer para controlar essa emoção???

    ResponderExcluir
  17. Oi boa noite!!! Tenho um problema muito serio, pois n consigo controlar minhas emocoes, por muito pouco explodo e disconto sempre nas pessoas mais proximas, minha mae e meu filho, pelo amor de Deus me ajude, tenho vergonha das pessoas q ja presenciaram a forma q trato minha mae.

    ResponderExcluir
  18. boa tarde! sou uma pessoa muito estressada não consigo mim controlar fico, inrritada muito facil. gostaria muito que mim desse uma dica por favor.

    ResponderExcluir
  19. Olá ... Estou com sérios problemas emocionais, não estou conseguindo me controlar e vejo que estou prejudicando meu relacionamento. Tento conversar com meu namorado mas ele não me entende e sempre acha que estou misturando as coisas. Não sei se não consigo me expressar direito ou ele que não me entende. Sai de um relacionamento frustrante, sofri muito com o termino do casamento. Agora sinto que estou com o homem que sempre sonhei, mas tenho medo de tudo mudar e ficar igual como era. Não quero sofrer de novo . Eu o amo muito, sinto muito a falta dele qdo não está por perto aí sofro por isto ! O que faço? Gostaria muito de ajuda!

    ResponderExcluir